Abertura do comércio em Criciúma será facultativa neste sábado, dia 01

Sindilojas firma acordo com Sindicato dos Empregados do Comércio para abertura no feriado do Dia do Trabalhador

A abertura do comércio em Criciúma será facultativa no feriado do Dia do Trabalhador, este sábado, 1º de maio. A decisão foi acordada entre o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Criciúma e Região (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados do Comércio em uma Convenção Coletiva do Trabalho.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O período de trabalho máximo no dia é de 7h20 e o trabalhador que ultrapassar quatro horas de contribuição terá direito a R$ 50 ,00 em vale-compras, vale-alimentação ou em espécie. O acordo obriga que as empresas forneçam aos empregados alimentação e vale transporte de forma gratuita. Além disso, o colaborador que trabalhar no feriado deve ganhar um dia de folga nos 30 dias posteriores à data.

Já as  feiras livres e mercados, comércio varejista de supermercados e hipermercados (inclusive os transportes a eles inerentes), cuja atividade preponderante seja a venda de alimentos, estão excluídas por Lei do pagamento do referido valor.

O presidente do Sindilojas, Renato Carvalho, avalia a decisão como a melhor escolha para o momento de crise. “O sindicato conseguiu entender a nossa solicitação e o esforço para a abertura se deu para que o varejo da cidade possa ter mais chances de se recuperar”, afirma.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.