Notícias de Criciúma e Região

Abandonado há mais de 10 anos, antigo prédio da CSN é demolido

Imóvel fica localizado no bairro Próspera, às margens da Avenida Centenário

O prédio da antiga Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), onde funcionava a CriciúmaTrans, no bairro Próspera, em Criciúma, começou a ser demolida na manhã desta segunda-feira, dia 28. O imóvel estava abandonado há cerca de 13 anos e diariamente era utilizado por moradores de rua e usuários de drogas.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Parte do terreno fica localizado em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Próspera e ao Parque das Nações, na Avenida Centenário. Segundo Fred Gomes, diretor Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Criciúma, vizinhos reclamavam que o imóvel também era utilizado para atos ilícitos.

“A Polícia Militar também pediu interferência pois o local é muito utilizado por usuário de drogas e garotas de programa, colocando a segurança dos moradores em risco. No local encontramos bastante garrafas de bebida, comida e muita roupa”, explica Fred.

O imóvel é de propriedade privada e o dono estava sendo notificado para tomar as providências de segurança. Segundo Gomes, como o proprietário não atendeu aos pedidos, a Prefeitura de Criciúma iniciou a demolição.

“Esse é um processo administrativo que já vem de tempo. Várias notificações ao proprietário foram realizadas, inclusive da Vigilância Sanitária. Como ele não atendeu aos pedidos, nas últimas duas semanas intensificamos o processo administrativo para demolição do local” ressalta o diretor.

A intervenção na estrutura, que tem aproximadamente 1700m², deve seguir até esta terça-feira, dia 1º. Os custos com máquinas e materiais utilizados para realização do serviço serão lançados junto ao carnê anual de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do proprietário.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, divulgou um vídeo em suas redes sociais falando sobre a demolição do imóvel.

“Aqui era o escritório da antiga Carbonífera CSN, que gerou, produziu-se e prospectou-se grande volume de riquezas e trabalho na cidade de Criciúma e região. Mas nos últimos tempos esse prédio tem colocado em risco a saúde da população, a segurança da população e tem puxado a cidade para baixo”, ressalta Salvaro.

O prédio da antiga CSN tem uma história de mais de 60 anos. Após desativado as atividades no local o terreno, onde anteriormente havia outras construções, foi vendido pela União para a empresa Nova Próspera, que, posteriormente, revendeu para a Imobiliária Esperança. O local foi utilizado por muitos anos pela prefeitura de Criciúma, onde funcionava a antiga Casa da Criança e do Adolescente e a CriciúmaTrans.

Você também pode gostar