Notícias de Criciúma e Região

Abadeus agora é Centro de Inovação Social

Fundada na década de 60, entidade deixa de ser Associação Beneficente, mas segue focando no social.

Um ano e meio depois da inauguração de um espaço focado na inovação (Cisa), a Abadeus define um novo posicionamento para atender a população. A entidade deixa de ser uma Associação Beneficente e se posiciona como Centro de Inovação Social Abadeus.

A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira, dia 25, em um café com a imprensa na sede da entidade. “A melhor forma de vencer a desigualdade e a pobreza é a educação. E por isso este é nosso foco a partir de agora”, explica a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

A diretora ainda ratificou a preocupação usando dados atuais do Governo Federal que apontam que 42% da população brasileira está inserida no Cadastro Único da Assistência Social. “Estamos falando de 89 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Esse número cresceu muito por conta da pandemia. Em Santa Catarina, 20% da população está no Cad Único e esse número só não é maior porque aqui já temos uma política pública de inovação social”, defende. Em Criciúma, cerca de 35 mil pessoas fazem parte do cadastro.

Segundo a diretora, é fundamental fomentar os negócios, o empreendedorismo e abrir novas portas, principalmente para os jovens. “Acessar tecnologia é diferente de produzir tecnologia, por exemplo. Por isso, não basta ter um celular. Tem que ter uma internet de qualidade, tem que saber usar as ferramentas. Outro ponto em destaque é que somente aqui no entorno na Abadeus, mapeamos mais de 400 negócios. Mas a grande maioria desses empreendedores ainda não conhecia o Sebrae, por exemplo. Agora, como um Centro de Inovação Social, vamos ser essa ponte”, explica.

A Abadeus ainda anunciou a data para o Segundo Fórum Internacional de Inovação Social. O evento será realizado em Criciúma em 26 de abril do ano que vem.

Você também pode gostar