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A PROPAGANDA ELEITORAL E A NARRATIVA DE IMAGEM

A propaganda eleitoral é o canal de valorização do candidato, de suas ideias, causas, projetos, ideologia e trajetória de vida. Mas sozinha, sem uma atitude positiva, ela pode cair no descrédito. Por isto, ela deve vir acompanhada de ações e uma imagem harmônicas.

Uma propaganda bem elaborada deve ter apoio no que é real, nos anseios da comunidade, naquilo que está sendo discutido na atualidade, na honestidade de propósitos; ela precisa aliar este instrumento de marketing ao discurso e atitudes.

Neste sentido, o candidato precisa manter sua postura, isto impacta diretamente na forma como a propaganda é vista, sentida e absorvida. Qualquer ruído contrário já deixará uma pulga atrás da orelha do eleitor.

É preciso que a propaganda esteja ancorada na realidade.

Não dá para vestir-se, por muito tempo, de algo que não se é; não há propaganda que sustente tamanha fragilidade. 

Portanto, as ações de marketing precisam encontrar coerência com o perfil do candidato, suas habilidades e seu modo de agir; a melhor estratégia é a que se desenvolve a partir de uma realidade.

A mensagem de uma propaganda eleitoral precisa ser clara, objetiva, sem dar vez para a dubiedade de interpretação. 

Uma boa impressão ficará gravada na mente do público. Assim como, a má impressão também ficará. E esta última, até mais.

Slogan e símbolos também pedem fácil conexão ao candidato. 

Você já ouviu um jingle chiclete? Concorda que é impossível deixar de lembrar daquele candidato? Isto é eficiência (às vezes a música é irritante, mas ela cumpre sua função: a de nos fazer lembrar).

A narrativa de imagem nas propagandas eleitorais precisa agir como uma impulsionadora de interesse e uma fonte de conexão com o público. Ela é fundamental para despertar no eleitor a vontade de querer conhecer mais aquele que pode ganhar seu voto.

E, para o eleitor, privilegiar suas necessidades reais e urgentes, é sentir-se visto e compreendido. Isto forma um elo entre candidato e eleitor difícil de ser quebrado. 

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

 

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