A modernidade diante dos olhos e das mãos
Feira CasaPronta traz tendências e novidades do setor da construção civil, mobiliário e decoração à Criciúma
Nesta quarta-feira, dia 19, teve início a 19ª edição da CasaPronta Criciúma. O evento acontece até este domingo, dia 23, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti e recebe 200 empresas expositoras, que, além de Santa Catarina, vieram do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Além de oportunizar negócios, a feira sempre traz novidades do setor de construção civil, decoração e mobiliário, que, segundo a organização, é o que diferencia as edições.
“O diferencial da feira, de um ano para o outro, são as tendências que lançamos de uma edição para outra. Então, quais são as facilidades que a construção civil está nos trazendo, o que a decoração está lançando para o próximo ano, qual é a cerâmica que foi lançada, qual é o tipo de tinta que nós utilizamos, serviços e tudo mais. A mudança de um ano para o outro são os movimentos que sempre se alteram no ramo da construção civil, do mobiliário e da decoração”, explicou a diretora da NossaCasa Feiras & Eventos, organizadora da Feira CasaPronta, Jaqueline Backes.
Tais lançamentos são um dos motivos comemorados pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), parceira do evento. “Estamos muito felizes, porque, nesta edição, nós também trazemos um potencial inovador, que são as palestras e as mentorias que estão aqui durante esses quatro dias. O grande potencial empreendedor da nossa região permite apresentar os nossos negócios na área da arquitetura, da construção civil, da decoração e do mercado imobiliário, e a nossa universidade se fortalece, como produtora de conhecimento, também com a sua presença aqui”, afirmou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Como é um dos objetivos da feira, cada estande apresenta uma novidade para o setor. Essa modernidade toda deve ser vista e tocada pelos 60 mil visitantes, que devem passar pelos 15 mil metros quadrados. Em cada exposição, é possível já ver o futuro. Um dos casos é o produto apresentado pela Ecodecor Tintas e Revestimentos, o Ecopaper, que, em linhas gerais, é um papel de parede líquido, possuindo diferentes texturas.
“Nós recebemos o material, semelhante a um pó. Quando o abrimos, misturamos com água e deixamos descansar por 12 horas. Após esse tempo, ele ativa a sua cola e fica pronto. Passando no local desejado, ele vira um papel de parede. Ele vem com várias texturas: semelhantes ao algodão, à areia, à seda, a outros com enfeites. Diferentemente do papel de parede tradicional, ele não transpira, não mofa, tem tratamento anti-fungo e anti-ácaro, não propaga chama e não requer emenda. Além disso, se quiser aplicar em outro ambiente, é possível retirá-lo, reaproveitá-lo e reaplicá-lo em outro local”, contou o um dos proprietários da franquia, Áureo Kelm.
Ele, juntamente a sua esposa, Maristela, e sua filha, Thaís, é um dos 200 expositores da feira, trazendo suas ideias e novidades para o ramo. Proposições, como a da família Kelm e a Ecodecor, são os motores propulsores do evento, o maior entre Porto Alegre e Curitiba do setor.