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A importância de brincar na educação infantil

 

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O brincar é sem sombra de dúvidas, a mais importante forma de expressão e comunicação da infância (por mais que me digam que é o choro). Durante o brincar, a criança tem seu processo de aprendizagem estabelecido e facilitado, pois lhe proporciona autonomia, reflexão e criatividade.

Trago hoje, o brincar como tema, devido a repercussão da coluna passada onde falamos sobre a geração atual apresentar QI inferior ao de seus anteriores. Inúmeros recados nas redes sociais trouxeram e levantaram a importância do brincar na infância. Logo, venho ressaltar o quanto o brincar promove o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade.

Os aspectos sociais, físicos, afetivos, culturais, cognitivos e emocionais são apenas alguns dos quais cito aqui, para tanto, se faz necessário um importante registro. É imprescindível que pais, educadores e sociedade estejam conscientes do quanto a ludicidade deve ser vivenciada pelas crianças, do quanto o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa e efetiva, do quanto o brincar é um ato muito maior que um simples lazer.

“BRINCAR É APRENDER, ENSINAR, É ESTABELECER E OBEDECER A REGRAS CONSTITUÍDAS PELO GRUPO OU POR SI, É RESOLVER CONFLITOS E GERAR HIPÓTESES. O BRINCAR POTENCIALIZA A INFÂNCIA E É SOBRE ISSO QUE VAMOS FALAR!” (FELIPE LIPRANDI MINATTO)

Nesse contexto, se faz importante incentivar e perceber o potencial de criação das crianças, pois esta, no aspecto da lógica infantil, se estabelece em uma das mais belas formas de relacionamento do mundo. Seja saudosista e lembre-se das suas grandes amizades da infância! Agora, sorria e tente descrever a sensação! Incrível, não?!

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Para tanto, convidei meu amigo Diego Barbosa D’Ávila Araújo, que também é profissional de educação física em Novo Hamburgo (RS), com especialização em psicomotricidade escolar e educação infantil e sua abordagem diária vai ao total encontro sobre o tema proposto. Diego obteve sua formação acadêmica entre Feevale, PUCRS e o Instituto Ivoti. Vejamos o que ele tem a nos dizer sobre a Importância do Brincar na Educação Infantil.

Acervo pessoal- Professor Diego Barbosa d’Ávila Araújo

“Agora imagine a seguinte situação: se desde cedo, nos primeiros anos de vida, tivéssemos a possibilidade de brincar com crianças da mesma idade (ou idades aproximadas), com profissionais especialistas no assunto e que conseguissem dar subsídios para que as brincadeiras pudessem potencializar o desenvolvimento e oportunizar o protagonismo de cada criança? Seria maravilhoso, não é mesmo?

E se eu contar que esse lugar existe e ainda pode estar bem perto de você. Iria acreditar? Pois, acredite! Esse lugar é a escola de educação infantil. Neste lugar incrível, o brincar é usado como ferramenta para que cada criança possa se desenvolver de forma integral, afinal, a construção do aprender passa por esse processo entre real e imaginário.

Enquanto brinca, a criança cria seu jogo, interage com seus pares a partir de suas vivências, seus sentimentos, daquilo que seu corpo e emocional permitem. Um brinquedo na sala de aula, na maioria das vezes, deixa de ser um mero brinquedo e passa a ser algo com significado.

E cada significado é importante na escola de educação infantil. A rotina é um destes significados, a frustração é outro. Não ter aquilo na hora que deseja, ou mesmo ter que compartilhar um brinquedo, vai moldando esse ser e, deste modo, construindo sua identidade. A escola de educação infantil é um espaço que a criança chama de seu, é “a minha escola”, é o lugar que ela diz pro mundo “eu sou assim” e que ela se sente segura como se estivesse em casa. E na escola também tem suas pequenas conquistas (muitas dão seus primeiros passos na escola), suas primeiras obras de arte, seus primeiros conflitos (mas calma, elas resolvem de maneira muito mais rápida que nós adultos, e isso deveríamos aprender com elas) e suas primeiras grandes amizades.

E você já notou que estas crianças aproximam também amizades entre nós adultos? Com outros pais e/ou professores, vamos primeiro nos juntando para que elas possam brincar e, em seguida, quando menos esperamos, nos encontramos simplesmente pelo fato de ter construído um laço afetivo. Além do presente de você ser mãe ou pai da sua criança, ela também nos presenteia com novas amizades!

Acervo pessoal- Professor Diego Barbosa d’Ávila Araújo

Por isso, meus caros, valorizem ainda mais a educação infantil. Valorize os profissionais que estão nela. A escola de educação infantil não é somente um lugar de cuidado, de “passar o tempo”, é o local onde aprendemos as coisas mais importantes e que irão nos conduzir para o resto de nossas vidas. E o melhor de tudo é que aprendemos brincando, sorrindo e nos divertindo!”

Precisou de uma pandemia, um evento catastrófico para que muitos percebessem o quanto a escola é importante em nossas vidas, principalmente na vida das crianças.

“VALORIZE A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, VALORIZE OS PROFISSIONAIS QUE NELA ESTÃO E VALORIZE, ACIMA DE TUDO, A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE SEUS FILHOS!” (FELIPE LIPRANDI MINATTO)

Agora, vai lá no instagran do Cepin e nos envie um direct para que possamos continuar nossa conversa sobre como potencializar o ensino/aprendizado da sua criança.

#vemprocepin

Foto: Cepin/ crédito: Sami Godói

 

AGRADECIMENTO ESPECIAL:
– Baummer Semijoias @baummer.criciuma
– Professor Diego Barbosa d’Avila Araujo @professordiegodi
– Professora Aleksandra Lima Martins @aleksandramaartins
– Professora Marina Bratti @marinabratti
* Algumas fotos foram feitas antes dos protocolos sanitários de combate ao covid-19 entrarem em vigência.
** Os citados e fotografados neste artigo participaram de forma consciente, livre, esclarecida e /ou foram creditados corretamente.

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