Já ouviu aquele ditado que diz o seguinte: “o hábito faz o monge”? É uma referência à forma como julgamos as coisas e pessoas pela aparência mas, no caso das roupas, foi constatado, por meio de estudos, que nosso cérebro faz associações baseadas no valor simbólico do que vestimos.
Nossa forma de interagir com as pessoas muda conforme nos sintamos mais ou menos confiantes com a roupa que estamos vestindo.
A roupa é uma representação da imagem, ela traz em si muitos significados, inclusive o de pertencimento e comunidade. É aquela identificação instantânea ao perceber uma possível afinidade.
Nós nos denunciamos pelo que vestimos.
E vestimo-nos para comunicar.
O modo como nos cobrimos diz muito sobre nossas expectativas e intenções.
Agora pensemos no contexto da política. O papel da imagem, do vestuário e de tudo que o compõe é crucial. É dar um primeiro recado sem dizer uma só palavra.
Deixar nítido o posicionamento, reforçando a identidade através do elemento visual, traz ainda mais impacto ao discurso. Cores, formas, acessórios, tudo comunica.
Vestir-se não é apenas uma escolha banal no dia a dia de um político, ou não deveria ser vista assim. Vestir-se é, estrategicamente, estabelecer uma comunicação visual com seu interlocutor, criar uma proximidade, mostrar afinidade, expressar interesses em comum.
Os elementos visuais podem ainda informar maior abertura ao diálogo, acessibilidade, podem dizer que é “gente como a gente”, podem atestar autoridade, credibilidade, defesa de causas específicas etc. Enfim, podem ser desenvolvidas estratégias de imagem conforme a personalidade e posicionamentos defendidos pelo(a) político(a).
Comunicar-se através da imagem não é encarnar um personagem é vestir-se de si mesmo, é trazer autenticidade e fortalecer pautas através do elemento visual. A roupa é um simbolismo e deve ser usada para valorizar seu conteúdo.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.