Notícias de Criciúma e Região

A busca por espaço na mente do cidadão

Conquistar espaço na mente do cidadão e conseguir mantê-lo é um trabalho contínuo. Uma vez conquistado o lugar, é preciso permanecer nele e, para isto, fundamental ter uma postura e reputação que mereçam a fidelização.

Mais do que chamar a atenção, é preciso diferenciar-se. É imprescindível mostrar o diferencial, ressaltá-lo e confirmá-lo, dia após dia, através de atitudes, postura e discurso.

Os elementos acima, atitude, postura e discurso, formam uma reputação e esta, quando positiva, é a credencial certa para manter o interesse do público sobre si.

A reputação é construída com o tempo e as ações, mas o indiscutível material de publicidade e exposição é o humano. A interação continua imbatível.

O trabalho consistente na construção de uma reputação é o combustível que impulsiona uma carreira política a longo prazo; sendo, também, uma vantagem sobre os adversários.

A opinião pública pavimenta o caminho de uma reputação forte. O político precisa ser uma autoridade naquilo a que se propõe, sua credibilidade deve ser marcante. Sua imagem precisa ser coerente, alinhando-se ao comportamento para expressar esta credibilidade. Só sendo crível é possível tornar-se um referencial.

Reputação também se relaciona com a quantidade de promessas feitas e sua relação com as que foram efetivamente cumpridas, quanto mais próximas estas métricas, mais pontos positivos. Do contrário, cairão na conta das famosas promessas de palanque.

Reputação forte posiciona e consolida uma vida pública. Através desta imagem sólida se propaga a marca política que irá conquistar apoiadores e fidelizá-los. Investir em construir uma boa reputação sempre será o diferencial.

__________________________________________________________________________________

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

 

 

 

Você também pode gostar