Notícias de Criciúma e Região

Acadêmica de engenharia química cria bolsa de ‘couro vegano’

Produto exclusivo é feito com fibra de bananeira e polímero biodegradável

A união da pesquisa científica, a preocupação com o meio ambiente e o destino de algo que há em abundância na região sul catarinense – a fibra de bananeira – motivaram a futura engenheira química Helen Novak de Souza. A pesquisa da acadêmica de Engenharia Química da Unisatc criou uma bolsa de couro vegano. 

O modelo único foi apresentado na banca de Empreendimento de Conclusão de Curso (ECC) e aprovado pelos avaliadores. Helen desenvolveu uma técnica que traz a fibra, processada e reunida com um polímero biodegradável, e que pode ser transformada em tecido vegano. “A fibra do caule da bananeira é algo abundante na região. Ela tem boa resistência e a partir dos estudos foi possível chegar a esse protótipo”, informou a acadêmica de 24 anos.

A ideia do que desenvolver no ECC surgiu a partir de vídeos da internet. A aluna encontrou um processo semelhante feito com fibras a partir das folhas do abacaxi. Ela pesquisou, aprimorou e buscou na bananeira a matéria-prima para sua pesquisa. “Dá orgulho em ver o trabalho final da Helen. Ela foi extremamente dedicada. Fez os testes com vários polímeros até chegar em um que resultasse em um bom produto”, ressalta a professora orientadora Morgana Sartor Faraco.

Durante a apresentação do ECC, Helen recebeu dicas dos avaliadores para seguir com o negócio e fazer o registro do processo. “Em vários momentos achei que não daria certo. Mas agora, ver o protótipo pronto, dá muito orgulho. Realmente era o produto que tinha pensado”, destaca Helen.

 

Você também pode gostar