O vestir é um ato político: a comunicação através da roupa
A roupa é a parte do nosso corpo responsável pelo primeiro impacto sobre o outro. Ela é a capa que comunica e provoca as primeiras impressões e opiniões.
Na política ela pode agir como um canal de expressão de bandeiras, causas sociais, posicionamentos e, até, forma de protesto e reivindicação.
Roupa informa.
Esta informação irá chegar no outro e ele a absorverá conforme o que houvermos transmitido e, também, conforme suas próprias convicções. Mas, então, adianta focar em uma mensagem se o outro irá interpretar conforme suas referências pessoais? Sim. Com certeza. Adianta e muito.
Assim funcionam os meios de comunicação, seja o verbal ou não verbal.
Em essência, ela permite individualização. Quanto mais se percebe sua importância, mais a identidade pode ficar estampada. E, também, mais estratégico seu uso pode ser.
Quando se opta por aproximar-se do público e falar sua língua, também, através da roupa, a chance de êxito na conversa aumenta. A roupa que decidimos vestir acompanha a declaração de pertencimento à um grupo.
O ato de pensar estrategicamente o vestir de todos os dias pode ser mais uma forma de dialogar com as pessoas, mostrando mais de si, deixando à mostra a identidade.
Nos vestimos para marcar posicionamentos.
Na política, desperdiçar esta possibilidade, é perder conexão com seu público e eleitor.
Quanto mais houver em jogo, mais a roupa deve ser usada como ferramenta de comunicação. É fundamental entender seu poder de fala.
A imagem é uma marca. A roupa não vai ganhar uma eleição, mas irá impactar e ajudar a conquistar eleitores.
O que a roupa não pode fazer é jogar contra o político. Não se pode ter uma imagem pessoal tão desorganizada ao ponto de atrapalhar uma campanha, discurso ou carreira.
A roupa deve ser um canal de conversa e simbolismo. Deve agir a favor do político. É essencial que ela reafirme identidade e reforce a imagem da marca política.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.
@alisavi.consultoria – instagram
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