Notícias de Criciúma e Região

Equipe da Escola SESI representará o Brasil em mundial robótica na Arábia Saudita

F1 nas escolas tem apoio da Fórmula 1, corrida de carros mais famosa do mundo, que consagrou brasileiros como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna

Seis estudantes da Escola SESI em Criciúma vão representar o Brasil em um campeonato mundial de robótica na Arábia Saudita a partir desta sexta (22). Eles viajaram na segunda (18).

F1 nas escolas tem apoio da Fórmula 1, competição de carros de corrida mais famosa do mundo, que consagrou brasileiros como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna.

Os alunos disputarão provas de arrancada com um carro montado por eles que mede 50 centímetros, pesa pouco mais de 50 gramas, é movido por dióxido de carbono (CO2) e atinge até 70 km/h.

Também participarão de prova com viés administrativo, em que as equipes devem mostrar capacidade de gerir o projeto, cuidando de temas como orçamento, sustentabilidade e marketing.

A vaga foi conquistada em março, com a segunda colocação na etapa nacional do torneio, em Brasília.

Depois da Arábia Saudita, o grupo irá para o Catar, onde acompanhará uma corrida de Fórmula 1 e terá acesso a áreas restritas, como os boxes

ESTUDOS

A equipe é formada por estudantes do ensino médio. Eles preparam o carro em miniatura na escola, em horários complementares de estudo, com apoio de parceiros.

O envolvimento com temas relacionados à ciência, tecnologia e matemática às vezes resulta em profissão em áreas como engenharia, diz Cleber José Marinho Junior, professor e técnico da equipe.

A Escola SESI em Criciúma participa do F1 nas escolas há seis temporadas. Cinco equipes diferentes já participaram da etapa nacional, e duas delas já se classificaram à etapa mundial.

O TIME
Nome: Equipe Alpha Scuderia SESI SENAI Criciúma
Integrantes: Pedro Guilherme Rosa Lutz, 19, Sofia Ferreira Scarsi, 16, Sofia Coelho Pereira, 16, Arthur Oliveira da Silva, 19, João Pedro Albino Neto, 18, Renato Cardoso Antunes Junior, 18.
Técnico: Cleber José Marinho Junior

Você também pode gostar