Notícias de Criciúma e Região

Curso técnico em Meio Ambiente gratuito no IFSC; inscreva-se

Vagas são para estudantes do ensino médio e as inscrições estão abertas até o dia 3 de dezembro

Estudantes que estejam cursando o ensino médio em uma escola de Criciúma têm a possibilidade de fazer, paralelamente, um curso técnico gratuito no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O Câmpus Criciúma do IFSC oferece o curso técnico concomitante em Meio Ambiente. As inscrições estão abertas até o dia 3 de dezembro.

Interessados devem acessar o Portal de Inscrições do IFSC, no endereço https://sistemadeingresso.ifsc.edu.br e preencher o formulário com as informações solicitadas. A seleção dos candidatos é feita por sorteio público, marcado para o dia 5 de dezembro.

Os cursos técnicos concomitantes permitem que o estudante curse o ensino médio regular em outra instituição, em qualquer série, e receba a formação técnica no IFSC. Também é necessário haver compatibilidade de horário entre as atividades do ensino médio na outra instituição e as do curso técnico no IFSC.

Para ingressar no curso técnico concomitante, o estudante deve, paralelamente, ingressar no ensino médio ou já estar cursando, efetuando matrículas distintas para cada curso, podendo ocorrer uma no IFSC e uma em outra instituição de ensino. O estudante somente receberá o diploma de nível técnico após a conclusão do ensino médio na outra instituição de ensino.

No Câmpus Criciúma, o curso técnico concomitante em Meio Ambiente tem duração de dois anos (quatro semestres). As aulas ocorrem no período da tarde. São oferecidas 45 vagas.

O técnico em Meio Ambiente atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Além disso, auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental; coleta e interpreta informações e dados ambientais; opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos, entre outras atividades. Pode atuar também na identificação das intervenções ambientais, análise das suas consequências e execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

No IFSC, além das aulas em laboratórios, o estudante participa de visitas técnicas, viagens de estudo e também tem a possibilidade de participar de projetos de pesquisa e extensão na área ambiental.

Mais informações estão disponíveis no site do IFSC: www.ifsc.edu.br/tecnicos

Você também pode gostar