Notícias de Criciúma e Região

Vereadora Geovana Benedet Zanette indicada para a Secretaria de Educação

Vereadora por três mandatos, a professora Geovana Benedet Zanette assumirá a Secretaria de Educação em Criciúma / Foto: Assessoria de Imprensa

O anúncio foi feito pelo prefeito eleito Vaguinho Espíndola, na manhã desta segunda (11). A professora é natural de Criciúma, formada em Pedagogia com pós-graduação em Estudos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil e Séries Iniciais, além de Orientação, Supervisão e Gestão Escolar. Conforme Vaguinho, Geovana é técnica, tem a sensibilidade da mulher e o conhecimento de quem trabalha no dia a dia da nossa rede de ensino. Uma grande líder, vereadora atuante nas comunidades que vem para somar na gestão e levar para a prática tudo o que ela tem vivenciado, e com certeza fará um grande trabalho. Em suma, Geovana trabalha como professora na Rede Municipal de Criciúma desde 1992. Foi eleita pela comunidade como diretora da Escola Municipal José Rosso em 1998, cargo que ocupei até 2008. Já atuou como secretária de Educação de 2009 a 2010. No lugar dela na Câmara, assume o vereador Toninho da Imbralit.

PSOL quer o fim da escala de trabalho 6 X 1

O tema parte da proposição da deputada Erika Hilton, do PSOL / Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A PEC proposta pela deputada pede o fim da escala de trabalho 6×1 no país. O pior que àqueles que estão de olho na redução da jornada de trabalho já garantiram cerca de 1,3 milhão de assinaturas. O assunto está dando o que falar. Atualmente, a CLT permite folga de um dia a cada seis trabalhados, respeitando o limite de 44 horas trabalhadas na semana. Caso a PEC seja aprovada, o modelo passaria para 5X2, ou seja, com dois dias de folga para cada cinco trabalhados. No entanto, enquanto “trabalhadores” estão engrossando a lista pela nova modalidade de trabalho, no Congresso a visão não é a mesma. Vai precisar de pelo menos a aprovação de 171 deputados e 27 senadores, isso para entrar na discussão. Mais de 70 deputados estão gostando da pauta, e no Senado, até agora, nenhum se manifestou a favor.

Apoio da esquerda

De qualquer forma, a pauta tenta unir a esquerda, incluindo, claro, toda a bancada do PSOL que já se mostrou favorável. Já o PT não fechou ainda apoio total à medida. Nem precisa dizer que grande parte dos partidos de centro e direita são contrários à PEC. Hoje em dia, a jornada 6×1 é comum em setores como comércio, restaurantes, supermercados, farmácias e demais negócios que operam a semana inteira sem parar. Caso passe, já dá para imaginar como ficaria a competitividade, os custos para as empresas, possibilidade de aumento do desemprego, redução de salários e da produtividade, entre outras questões. Para concluir, a discussão se dá no meio parlamentar, onde o trabalho se dá numa escala de 3×4 e recebem cerca de R$ 44 mil, fora auxílios. (Fonte: thenews.com)

Sessão itinerante da Alesc irá movimentar Lages

Vista aérea de Lages, palco da quarta edição do Programa Alesc Itinerante, marcado para esta semana. Foto: Prefeitura de Lages/Divulgação

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) dá continuidade ao projeto “Alesc Itinerante” com a realização da quarta edição, esta semana, nos dias 12 e 13 de novembro em Lages. As sessões plenárias e reuniões de comissões acontecerão no Centro Serra Convention Center. O projeto faz parte do calendário de comemoração dos 190 anos do Legislativo. Oportunidade para um contato direto com a população do interior que dificilmente tem a oportunidade de estar nas dependências do Parlamento, em Florianópolis. A próxima cidade a receber o evento será Chapecó, nos dias 26 e 27 de novembro. Irei acompanhar. No dia 12, a imprensa será recepcionada com coffee brake que antecede à coletiva do presidente da Alesc, deputado De Nadal e dos parlamentares integrantes da Bancada da Serra. Às 9h, reúnem-se as comissões e à tarde acontece a sessão plenária. No dia 13 de novembro, as atividades parlamentares se repetem.

Sessão em Chapecó

Deputada Luciane Carminatti preside a Bancada do Oeste / Foto: Divulgação

A sessão itinerante da Alesc em Chapecó, que encerra o circuito deste ano, promete trazer muitos projetos e debates importantes para a região. Um dos destaques é a reunião da Bancada do Oeste, coordenada pela deputada Luciane Carminatti (PT), que vai tratar das rodovias estaduais e federais, da internet no campo e da energia trifásica. Conforme adianta a deputada, está confirmada a presença do superintendente do Dnit, do secretário de Estado da Infraestrutura e do presidente da Celesc. Portanto, vai ser um encontro bem importante para tratar de questões relevantes para todo o Oeste. “Dependemos muito das nossas estradas e precisamos de uma infraestrutura condizente com as necessidades da nossa região. Já a internet e a energia trifásica são condições essenciais para modernizar nossas produções”, salientou a deputada.

Contato com a coluna: [email protected]

 

O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.

Você também pode gostar