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Black friday: aproveite o apetite de compra do consumidor

Imagem: Getty-Images/Divulgação

Black Friday chegando e a consultora e Mentora de E-commerce, Franciele Fernandes,  estreia como colunista no Portal Litoral Sul, destacando alguns pontos importantes que você, lojista on-line, precisa estar atento neste período. Acompanhe!

Uma pesquisa da Opinion Box, sobre pesquisa de intenção de compra na Black Friday, identificou que 66% dos seus ouvintes pretendem comprar no período e que 40% querem receber comunidados sobre as oportunidades. Além disso, 66,4% costumam economizar antes da Black Friday para gastar somente na data, a maioria iniciando a economia logo após o dia dos pais.

Ah! e vale lembrar que muitos já possuem lista de compras para presentes e itens de Natal. Por isso, não perca a oportunidade de iniciar suas vendas de Natal neste período, e não apenas com produtos promocionais, explore seus produtos novos/lançamentos com preço cheio, lista de sugestão de presentes, e claro, ações promocionais a lá Black Friday. 

Franciele Fernandes – Consultora e Mentora de E-commerce

Motivos suficientes para você aproveitar um consumidor com apetite de compra e dinheiro no bolso!

Por isso, separei alguns pontos importantes que você, lojista on-line, precisa estar atento neste período:

Não caia nessa!

A pesquisa revela que 37,8% dos consumidores começam a pesquisar com um mês de antecedência, já para conferir os preços praticados e saber se a Black Friday é verdadeira ou não, por isso os sites tem sessões maiores em outubro e, normalmente, baixas taxa de conversão. Então, não caia nessa de aumentar preço para depois baixar, seja sincero e pratique ofertas justas. 

Para conhecimento, o Procon-SP divulga uma lista anual próxima a data com quase 80 sites que devem ser evitados na Black Friday 2023. São lojas virtuais que tiveram muitas reclamações de consumidores e não deram nenhum tipo de retorno. A entidade de defesa do consumidor compila os endereços desde 2018 e, além dos links, disponibiliza os CNPJs e nomes dos responsáveis pelas companhias.

Black Friday é Black Friday!

Não repita condições promocionais que você já faz nos outros meses, na Black Friday o consumidor quer oferta de verdade. Se você costuma fazer ação progressiva de até 40% off no seu site durante os meses de liquidação do ano, neste período você precisa agressivar, colocando +10% off ou chegando a 50%. 

É um ótimo período para escoar estoque, então aproveite a data para este fim, ou tenha produtos exclusivos com estoque profundo para vender na data.

A loja física NÃO é inimiga do site!

Não é inteligente fazer uma ação no site sem replicar na loja e vice-versa, você é uma marca só e o cliente quer ver isso.

As exceções ocorrem em ações da madrugada, bem comuns na BF e quando você tem algum estoque esclusivo em algum dos canais, aí claro você terá ação em um único canal.

Não deixe de envolver a vendedora da loja física em ações do site, criando cupons exclusivos pra ela, criando corrida de vendas e pagando comissão por isso. Ou seja, em momentos ociosos ela terá um nova fonte de receita, ajudará o site a vender e escorá estoque de dois lugares. Integre os canais. 

Whatsapp VENDE!

Ouvimos muito a frase, “histórias vendem”, e eu complementaria com “conversas vendem”. O aplicativo queridinho do brasileiro já se tornou o canal preferido dos consumidores com as empresas, seja para compra de produtos e serviços, seja para tirar dúvidas ou até resolver problemas de pós-venda. 

Dessa forma, é imperativo ter esse canal de atendimento preparado para a data mais movimentada do Varejo. 

Garanta atendimento rápido, links de acesso de forma simplificada, como o botão de whatsapp no site e no link da Bio ou LinkTree, por exemplo.

Explore também Grupos VIPs e Linhas de Transmissão.

Clientes antigos são suscetíveis a OFERTAS NOVAS!

A Black Friday é uma grande oportunidade para fazer NOVOS clientes e resgatar os inativos.

Por isso, por favor, não abandone esse cliente após a data, faça pesquisa pós-compra para entender como foi a experiência e melhorar seu atendimento, continue oferecendo oportunidades e novidades, itens que complementem a primeira compra! 

Ofereça benefícios para voltar em dezembro, como o cashback por exemplo.

Afinal, o processo de compra se assemelha muito a um relacionamento, é preciso estar presente para ser lembrado.

Ótimas vendas!

Para se aprofundar na pesquisa da Opinion Box, baixe a mesma no link: https://materiais.wake.tech/pesquisa-black-friday-2024.

 

O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.

 

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