Notícias de Criciúma e Região

Empresa é autuada por descarte ilegal de resíduos em Siderópolis

Parceria entre a Prefeitura, Famsid e Polícia Militar permitiram descoberta do crime

A Prefeitura de Siderópolis, por meio da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), em parceria com a Polícia Militar, autuou o responsável pelo descarte irregular de resíduos orgânicos no bairro Dona Sebastiana. O caso ocorreu na última segunda-feira (4), quando a população acionou o serviço de emergência da Polícia Militar, pelo 190, e a equipe da Prefeitura, relatando um forte mau cheiro que se espalhava pelo município.

Após análise das câmeras de monitoramento presentes no município, o veículo responsável pelo descarte ilegal foi identificado, levando à localização da empresa envolvida. A Famsid aplicará uma multa de R$ 40 mil, embasada no Decreto Federal nº 6.514 e na Lei Federal nº 9.605, que preveem punições para crimes ambientais e infrações que causam danos à saúde pública e ao meio ambiente.

O prefeito Franqui Salvaro mencionou que, assim que a Administração Municipal recebeu a denúncia, a Secretaria de Obras deslocou a equipe até o local, aplicando uma camada de material com cal e pó de serra sobre os resíduos para abafar o mau cheiro e reduzir os impactos para a população. “Essa medida foi essencial para minimizar o odor e garantir o bem-estar dos moradores”, completou.

O presidente da Famsid, Vinicius Pasquali, mencionou que a fiscalização da Fundação está tratando o caso com a seriedade que ele exige. “Esse tipo de atitude vai contra tudo o que buscamos para Siderópolis. Vamos assegurar que o município seja um lugar seguro e saudável para todos, sempre buscando parcerias e respeitando o direito de todos”, comentou o presidente.

Foto: Divulgação
Você também pode gostar