Identidade é essencial para construir uma marca na política
A política é um ambiente tradicional e que está vivenciando agora a contemporaneidade. E, isto se aplica, também, à imagem pessoal do político. O que é antiquado precisa, urgentemente, se reinventar.
Despoluir as informações irrelevantes que estejam no universo de imagem (roupas, acessórios, postura e comportamentos) e refinar a comunicação visual empresta força à marca pessoal de um político.
A imagem pessoal é o que irá oferecer segurança em imprevistos. Sendo ela mais evidente aos olhos do público, ora descomplicando o entendimento sobre uma fala, ora conectando o político ao momento e às pessoas ou, ainda, agindo como ponto de destaque e reafirmação de uma ideia ou posicionamento.
Não se pode negligenciar a própria imagem pessoal.
Pessoas em papeis de liderança e destaque, como políticos, autoridades e representantes, precisam focar no tipo de comunicação de imagem que estão transmitindo. O mundo é visual. A imagem pessoal irá influenciar opiniões, respostas e comportamentos.
Perde-se um valioso ponto de conexão com o outro quando a comunicação visual é desprezada ou tratada como algo menos importante.
Está na hora de tornar a comunicação da imagem algo prioritário.
Tornar visíveis as qualidades, opiniões e bandeiras utilizando a roupa como ferramenta de aproximação revela mais uma forma de falar com o público.
Aproveite para trazer a personalidade à tona, para mostrar-se com originalidade. Nada mais original do que conseguir se expressar verdadeiramente e conquistar o público através das afinidades despertadas.
A roupa proporciona isto, uma leitura visual sobre a própria identidade. Ela materializa intenções.
Quem deixa de usar a roupa como um instrumento perde um valioso recurso de comunicação. A roupa fala, ela comunica a todo instante. Por isso, as escolhas diárias devem ser inteligentes e estratégicas.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em imagem pública, personal stylist, consultora de etiqueta e pós-graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.
O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.