Notícias de Criciúma e Região

SC teve o terceiro maior crescimento de vagas formais no terceiro trimestre

Análise feita pela Facisc mostra o crescimento no terceiro trimestre de 2024

Santa Catarina gerou 33.659 novas vagas na economia no terceiro trimestre de 2024. O número representa um aumento de 61% em relação ao mesmo período de 2023. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, foi o terceiro maior crescimento no saldo de vagas do país, atrás somente do Rio Grande do Sul (2.180%), que está em recuperação econômica pós tragédia, e da Bahia (61,1%).

Segundo a análise feita pelo Centro de Inteligência e Estratégia (CIE) da FACISC, o resultado em SC está associado à continuação do crescimento no comércio e serviços. Os dois setores cresceram mais de 30% suas contratações no trimestre.

O bom momento da indústria também puxou o número para cima. O setor aumentou em 718% seu saldo de vagas. Foram registrados 9,1 mil novos postos de trabalho no terceiro trimestre. No mesmo período em 2023, o aumento foi de 1,1 mil. O segmento de produtos plásticos foi líder na geração de empregos, com 1,5 mil novas vagas (700 vagas a mais), com destaque para a fabricação de embalagens e produtos plásticos, que são insumos importantes em várias indústrias que produzem produtos para a população.

O segundo setor da indústria que mais gerou vagas no trimestre foi o de equipamentos elétricos, 837 novos postos, estimulado principalmente pela fabricação de eletrodomésticos. No início do trimestre, as contratações foram impulsionadas por eletrodomésticos de linha branca (fogões, refrigeradores e lavadoras de secar). Já em setembro, eletrodomésticos de pequeno porte e seus componentes (como liquidificadores) estimularam o setor.

Para o presidente da FACISC, Elson Otto, o dinamismo no mercado de trabalho formal foi permitido pelo consumo das famílias brasileiras, que continuou crescendo no terceiro trimestre. “Um maior poder de compra impulsiona tanto a produção industrial, como os serviços e as vendas no comércio, o que estimula ainda mais a geração de empregos e faz com que tenhamos um ciclo virtuoso”, explica.

Serviços administrativos – Nos serviços, as atividades administrativas lideraram em quantidade de novas vagas, 7,6 mil, o que representa um aumento de 132% das contratações em comparação no terceiro trimestre de 2023. No segmento, destaque para as atividades de locação e agenciamento de mão de obra, que continuam na liderança bem como as de apoio a escritórios.

Vale ressaltar também o crescimento dos serviços mais sofisticados em Santa Catarina. Os serviços de informação e comunicação registraram 929 vagas no trimestre, aumento de 330% ante 2023, com destaque para o desenvolvimento de programas de computador sob encomenda e a consultoria em TI.

Você também pode gostar