A autenticidade de uma marca gera confiança e reforça sua narrativa. E, na política, o elemento confiança é essencial para que uma carreira tenha vida longa. São os apoiadores, seguidores e eleitores que irão acompanhar e fortalecer o nome de um político.
Quando a imagem projeta confiança é mais fácil, também, reter a atenção.
A confiança está nos detalhes, sejam eles verbais ou não verbais. A linguagem silenciosa, como apresentação pessoal, roupas, comportamento, postura, também falam alto. Por vezes, o não-verbal, como a imagem pessoal do político, fala ainda mais alto do que seu discurso.
A linguagem da narrativa visual deve ser uma prioridade. Não deve ser uma questão puramente estética mas, acima de tudo, deve ser estratégica e intencional.
A roupa deve contar uma história.
O político deve pensar nela como um elemento de comunicação. Uma estética agradável sempre irá impactar, mas a roupa, acima de tudo, deve trazer em si um significado que o ligue ao momento presente. Conseguir conectar-se ao público cria laços emocionais e forma uma base aliada fiel.
Cores, formas, linhas, tecidos, acessórios, tudo comunica.
A narrativa visual ainda pode mostrar acessibilidade, credibilidade, pode expor a defesa de causas específicas, pode mostrar o contexto cultural em que vive ou no qual foi criado.
Tudo o que for comunicado deve ter conexão com a marca pessoal do político. Os elementos da comunicação, verbais ou não-verbais, devem ter profunda associação à pessoa, à personalidade.
Marca é sistema de crenças. São símbolos, fotos, gestos, equipe que o rodeia, ambientes, cores, roupa, eventos, como se relaciona, postura e comportamento.
Como afirma Jeff Bezos, criador da Amazon, “marca é o que as pessoas falam de você quando você sai da sala”.
Construir uma marca é lapidar comportamentos, imprimir uma imagem pessoal positiva na mente do público, consolidar posturas, compartilhar rituais diários, criar associações visuais (roupas, cores, acessórios). É, acima de tudo, fortalecer a própria identidade e torná-la inesquecível.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.
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