Notícias de Criciúma e Região

Literatura e atrações culturais marcam abertura da Feira do Livro e Cultura de Morro da Fumaça

Organizado para incentivar a leitura, evento reúne arte, cultura e literatura em um só espaço

Iniciou nesta terça-feira (22), a VIII edição da Feira do Livro e Cultura de Morro da Fumaça, um evento que celebra a arte e a literatura. A feira acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz, de forma gratuita aos visitantes. Além da exposição e comercialização de livros, quem participar irá encontrar os autores, assistir contação de histórias, prestigiar a exposição de trabalhos artísticos e de obras literárias de autoria dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, do desfile de moda do curso profissionalizante de corte e costura, e apresentações artísticas. 

A abertura nesta manhã foi marcada pela participação de Patrícia Passarela, em parceria com o Sicoob, que realizou uma contação de história voltada à Educação Financeira e também a apresentação dos personagens da Revista Nosso Amiguinho. 

“Foi muito legal. Os personagens da apresentação são muito fofos e animados”,disse a aluna do 5º ano da Escola Pietro Maccari, Kemilly Costa, encantada com os personagens da Casa Publicadora Brasileira.

O estudante do 5º ano da Escola Biázio Maragno, Arthur Ferreira Berto, elegeu a feira deste ano como a melhor das que já participou. “É um show de feira. Eu gosto de ler, é muito divertido, e este é o melhor lugar”, falou empolgado.

Programação

A programação segue até a quinta-feira (24), com atividades até às 21h30. “Estamos aqui para celebrar a leitura, a arte e a cultura. A Feira do Livro é um espaço de aprendizado e encantamento, e ainda temos muitos momentos especiais pela frente. Convidamos a todos para prestigiar o evento”, destaca a secretária de Educação, Greicy Zaccaron. 

Confira a programação desta terça e quarta-feira 

14h às 14h45 (1ª sessão) – Contação de história com Patrícia Passarela

Participação das Escolas: Biázio Maragno, Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco e Colégio Interação;  

14h50 – Sorteio de obras literárias (Editora Ática);  

15h às 16h30 (2ª sessão) – Contação de história com Patrícia Passarela 

18h30 – Lançamento de obra literária – Poemas e Contos (Autor: Maicon Marques Frasson/Ilustrações: Flávia Possamai Della);

19h – Apresentação artística das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: CEI Estação Criança, Luiz Casagrande, Honorata Pavei Maccari, Vanolda Gregório Espíndola Pagnan, Vereador Narciso Maccari e Sons do Verde.  

Banca expositora dos livros produzidos pelas turmas das escolas municipais por meio do projeto de leitura e escrita;  

Estande de orientação sobre Saúde Mental – Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);  

21h30 – Encerramento das atividades da Feira do Livro.

23/10/2024, quarta-feira:

9h às 9h30 (1ª sessão) – Contação e entrega do livro “Enedina: de Laguna a Criciúma, a saga de uma guerreira” (infantil) – Kelly Fernandes;

9h45 (1ª sessão) – Apresentação musical: Era uma vez…;  

10h às 10h30 (2ª sessão) – Contação e entrega do livro “Enedina: de Laguna a Criciúma, a saga de uma guerreira” (infantil) – Kelly Fernandes. 

10h45 (2ª sessão) – Apresentação musical: Era uma vez… 

14h às 14h30 (1ª sessão) – Contação e entrega do livro “Enedina: de Laguna a Criciúma, a saga de uma guerreira” (infantil) – Kelly Fernandes.

14h45 (1ª sessão) – Apresentação artística: “COISAS” – Escola Biázio Maragno  15h às 15h30 (2ª sessão) – Contação e entrega do livro “Enedina: de Laguna a Criciúma, a saga de uma guerreira” (infantil) – Kelly Fernandes. 

15h45 (2ª sessão) – Apresentação artística: “COISAS” – Escola Biázio Maragno. 18h30 – Apresentação da Banda Municipal;  

19h – Apresentação artística do Centro Educacional Davi;  

19h30 – Desfile de Moda do Curso Profissionalizante da Escola Profissional Idalina Machado de Freitas;  

20h – Apresentação artística das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino: Biázio Maragno, Maurina de Souza Patrício, Pietro Maccari e Vicente Guollo;  

Banca expositora dos livros produzidos pelas turmas das escolas por meio do projeto de leitura e escrita no município;  

Stand de Orientação sobre Saúde Mental – Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);  

21h30 – Encerramento das atividades da Feira do Livro.

Você também pode gostar