Com pressão no Maracanã, Tigre segura o Botafogo e garante o empate
Partida válida pela 30ª rodada do Brasileirão terminou em 1 a 1
Nesta sexta-feira (18), emoções para a torcida carvoeira no Rio de Janeiro. O Criciúma foi a capital carioca para enfrentar o líder do Brasileirão, Botafogo. A partida, válida pela 30ª rodada do campeonato, aconteceu no Maracanã, porque o Estádio Nilton Santos foi cedido para shows do cantor Bruno Mars. Depois de uma partida difícil, com pressão do time adversário, o Tigre conseguiu segurar o placar até o final. Porém, nos últimos minutos, as redes balançaram, mas para ambos os lados, fechando com empate fora de casa.
Primeiro tempo
Primeiros momentos da partida dominados pelo Alvinegro.
Aos quatro minutos, primeira finalização do jogo, para o Botafogo. Alex Telles cruzou na área e Igor Jesus pegou de cabeça, mas mandou para fora.
Aos 11, Luiz Henrique recebeu dentro da área carvoeira. O meia avançou, mas Trauco tirou a bola e mandou para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Adryelson tentou de cabeça, mas Marcelo Hermes evitou.
Aos 14 minutos, a primeira tentativa do Criciúma. Em uma tentativa pela direita, a bola sobrou para Fellipe Mateus, que chutou forte de canhota, mas mandou por cima da goleira.
Aos 18, mais um avanço do Tigre. Em uma jogada pela esquerda, Allano recebeu o cruzamento na área, passou pela zaga e chutou forte de canhota, mas John defendeu.
Aos 20 minutos, Igor Jesus recebeu perto da entrada da área e chutou forte. A bola passou pela direita do goleiro Gustavo.
Aos 23, Ronald lançou para Fellipe Mateus, que não viu nenhum colega livre e bateu de canhota. A bola subiu e foi com perigo, mas passou por cima da goleira do Botafogo.
Aos 32, Alexander Barboza pega a bola de Ronald e chuta de direita, de longe. A bola foi perto do ângulo, mas saiu pela esquerda da trave carvoeira.
Mais alguns lances, quatro minutos de acréscimo e fim do primeiro tempo, com melhor desempenho do Botafogo, mas boas chances do Criciúma.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, os times não mexeram.
Logo no primeiro minuto, uma jogada pela direita deixou Vitinho com a bola em cima de Gustavo. O lateral, porém, mandou por cima da trave tricolor.
Allano recebe o primeiro cartão amarelo da partida aos 11 minutos, por reclamação.
Aos 14, Almada recebeu pela lateral, na área do Tigre. Ele chutou, mas Claudinho tirou. Na sobra, Luiz Henrique fez Gustavo se esticar, colocando a bola no canto. O goleiro do Tigre salvou com a ponta dos dedos.
Aos 20, Ronald aproveitou um rebote e bateu de perna direita, mas o goleiro John se esticou e salvou o Botafogo.
Aos 25 minutos, as primeiras trocas da partida. Para o Botafogo, saiu Alex Telles e Savarino para a entrada de Cuiabano e Eduardo. Para o Tigre, Higor Meritão e Arthur Caíke deixaram o gramado para a chegada de Barreto e Bolasie.
Aos 30, Allano saiu para a entrada de Felipe Vizeu.
Aos 31 minutos, Vizeu já agiu, tentando um chute da intermediária, mas foi para o fundo do campo.
Aos 33, mais duas trocas no Alvinegro. Almada e Marlon Freitas saíram, Tiquinho Soares e Tchê Tchê entraram.
Aos 37, as últimas trocas. No Alvinegro, Vitinho deu lugar a Carlos Alberto. No Tigre, Claudinho e Fellipe Mateus saíram para a entrada de Jonathan e Walisson Maia.
Aos 39 minutos, Cuiabano mandou para Igor Jesus, que cabeceou. A zaga impediu o seguimento da jogada, mas Luiz Henrique ficou com a sobra e tentou chutar. Trauco intercepta e não deixa entrar.
O árbitro deu nove minutos de acréscimo.
Aos 45, o placar foi aberto no Maracanã. Depois de uma tentativa de Igor Jesus de cabeça, Gustavo se choca com Tobias Figueiredo. A bola sobrou para Tiquinho Soares, que marcou para o Botafogo.
Aos 48 minutos, porém, o Criciúma igualou no Rio de Janeiro. Bolasie cruzou para a área e Felipe Vizeu colocou de cabeça. Logo depois, ele recebeu amarelo, por comemoração provocativa.
Aos 53, Alexander Barboza chutou de fora, mas Gustavo espalmou.
No último minuto de jogo, o Alvinegro ainda colocou a bola dentro das redes do Criciúma, mas a bandeira da arbitragem subiu. Gol anulado, fim da partida. Empate no Maracanã.
Resultado
Com o empate, o Criciúma segue na 12ª posição, com 36 pontos. A próxima partida é no sábado (26), contra o São Paulo, no Estádio Heriberto Hülse, às 22h.
O Botafogo segue no topo da tabela, com 61 pontos. A próxima partida do Alvinegro pela Série A do Campeonato Brasileiro é contra o Bragantino, no Nabizão, sábado (26), às 19h. Antes disso, o time enfrenta o Peñarol, pela Libertadores, na quarta-feira (23), às 21h30, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1 x 1 Criciúma – 30ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Data: 18 de outubro de 2024, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Maracanã (Rio de Janeiro, RJ)
GOLS: Tiquinho Soares, aos 45’/2ºT (Botafogo); Felipe Vizeu, aos 48’/2ºT (Criciúma).
BOTAFOGO: John; Vitinho (Carlos Alberto), Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore e Marlon Freitas (Tchê Tchê); Luiz Henrique, Savarino (Eduardo) e Almada (Tiquinho Soares); Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Trauco; Higor Meritão (Barreto), Ronald Lopes, Fellipe Mateus (Walisson Maia) e Marcelo Hermes; Allano (Felipe Vizeu) e Arthur Caíke (Bolasie). Técnico: Cláudio Tencati.
Cartões amarelos: Allano, aos 11’/2ºT, Felipe Vizeu, aos 48’/2ºT (Criciúma).
Arbitragem
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira Do Amaral (SP)