Orleans: crianças participam da Itinerância da 23ª Mostra de Cinema Infantil
Atividade realizada nesta quinta-feira (17) contou com a participação de aproximadamente 80 estudantes
Cerca de 80 crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Colégio Unibave assistiram, nesta quinta-feira (17), às sessões itinerantes da 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Foram realizadas duas sessões, uma no período da manhã e outra no período da tarde, no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. Esta é a primeira vez que Orleans recebe a mostra por meio de uma parceria com o evento.
As sessões tiveram 34 minutos de duração e foram gratuitas. O aluno do Colégio Unibave, Heitor Lolle, que completará 11 anos nesta sexta-feira, afirma que foi a primeira vez que viu algo usando essa linguagem. “Eu gostei bastante das marionetes. Eles misturavam a vida real com os bonecos”, descreveu o menino, referindo-se ao filme “O Príncipe dos Observadores”.
A professora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Ana Elisa De Bona Marchet, esteve nas sessões da manhã e da tarde e observou que as crianças gostaram. “O comportamento mostra que eles estavam bem atentos. Para eles, é uma experiência que traz conhecimento”, comentou a professora, lembrando que normalmente eles não costumam ir ao cinema.
A professora do 5º ano do Colégio Unibave, Solange Cargnin, disse que as sessões são uma oportunidade de despertar nos alunos o interesse pelas artes cênicas. “Os alunos não têm esse costume, e é uma oportunidade de estimular mais o interesse em assistir”, comentou.
“Foi uma ótima oportunidade para Orleans e região ampliarem a visão das crianças sobre o cinema e seu cotidiano”, afirmou a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, lembrando que as salas de cinema mais próximas ficam em Criciúma, a 39 km, ou em Tubarão, a cerca de 43 km.
Filmes exibidos em Orleans
Foram exibidos quatro curtas: “O Príncipe dos Observadores” (11 minutos), “O Menino Monstro” (9 minutos), “Thiago e Isis e os Segredos do Brasil” (13 minutos) e “A Ilha da Magia – A Jornada da Rosa com Zé Perri” (18 minutos), totalizando pouco mais de 51 minutos por sessão.
Mostra de Cinema Infantil
A 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos festivais mais longevos deste segmento no país, acontece na capital de 11 a 19 de outubro. As sessões são realizadas em Florianópolis no CIC, com exibições aos fins de semana no Teatro Ademir Rosa, e durante a semana na Sala de Cinema Gilberto Gerlach. A programação completa está disponível no site mostradecinemainfantil.com.br e no Instagram @mostradecinemainfantil.
Outra cidade que deverá exibir os filmes é Siderópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nesta sexta-feira. A Mostra traz um retrato da infância e da cinematografia do Brasil e de outros países, e também discute o mercado audiovisual brasileiro. Serão exibidos mais de 80 filmes, entre curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, além de outras atrações.
“Realizar este evento há tantos anos nos enche de orgulho, pois sabemos a importância da arte na formação das crianças. Não só para a construção da cidadania, mas também para a formação de plateias, algo que o audiovisual brasileiro tanto precisa”, afirma a idealizadora e diretora da Mostra, Luiza Lins.
Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo e conta com o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, por meio da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, a Mostra ocorre ininterruptamente desde 2002 na capital catarinense.