Eleições encerradas. É momento de rever estratégias, todas as estratégias. As que tiveram sucesso e as que não foram bem sucedidas.
Não basta comemorar o êxito nas urnas, é fundamental fazer uma análise aprofundada dos acertos para, havendo espaço, deixá-los ainda mais eficientes.
É, também, imprescindível rever os erros.
Revê-los, entendê-los e corrigi-los.
Quem deseja uma carreira bem sucedida no cenário político precisa rever seu desempenho durante a pré-campanha e campanha.
O conhecimento aprofundado de seus acertos e, especialmente, de seus erros, amplia a percepção e traz entendimento sobre todos os passos da campanha. Além de oferecer respostas claras e categóricas sobre estratégias que não obtiveram sucesso, para que estas sejam corrigidas e redesenhadas.
Nisto se inclui a estratégia da própria imagem pessoal. A narrativa de imagem traduziu com eficiência seus objetivos políticos? Ela estava clara sobre as bandeiras defendidas, os posicionamentos políticos, as qualidades que deveriam ter sido realçadas? Se a resposta para alguma destas perguntas for negativa, é a hora de realinhá-las.
O pós-eleitoral serve, também, para firmar um posicionamento, para estabilizar o nome nas intenções e mentes do eleitor para a próxima eleição.
Dar estabilidade, consolidar o próprio nome, não é uma tarefa fácil, exige comprometimento e constância. Esta fase pós eleitoral é a oportunidade de mostrar que veio para ficar (caso seja a primeira eleição) ou de ampliar a projeção de uma postura já conhecida.
Vencer nas urnas é o objetivo, mas não é o suficiente para estabilizar um nome na política.
Fundamental ter consigo uma equipe competente, que lhe ofereça dados sérios e detalhados sobre a performance no período eleitoral. Cada movimento importa.
A carreira política terá inúmeros momentos pós-eleitorais, e estes precisam ser estrategicamente analisados. E ainda, caso a estratégia de imagem tenha sido ineficiente ou se não houve uma sequer, é hora de repensar este posicionamento.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.
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