Contagem regressiva em curso, agora faltam 5 dias para as eleições! O dia de depositar seu voto na urna está mais próximo e, com um “clic”, a escolha estará confirmada.
Dobramos a esquina e já é possível ver a linha de chegada, porém, quanto aos vencedores, estes ainda estão lutando pelo seu voto. Há palpites vindos de todos os lados, mas a definição saberemos apenas domingo ao final do dia.
Até lá, se você ainda não está com a escolha definida, há tempo de rever quem são os candidatos, revisitar suas propostas, repassar seu plano de governo, bem como, a caminhada que percorreram até aqui.
Há aspectos que devem ser observados ao escolher aquele que levará seu voto, como: sua atuação junto à comunidade, postura e imagem que transmite, valores defendidos e vividos (é aqui que as aparências são descortinadas), legitimidade para desempenhar papel de liderança e a capacidade de ouvir com atenção seus eleitores (políticos que se omitem de ouvir a comunidade não são os melhores representantes).
Imprescindível ainda, que haja identificação com o candidato escolhido. E como se estabelece esta identificação?
Há identificação quando valores são compartilhados, quando sua caminhada comunica a mensagem de credibilidade, quando sua postura impacta positivamente e, finalmente, quando o candidato consegue demonstrar que é competente para representar seus eleitores com eficiência e um bom trabalho.
Ficou mais simples?
Espero, sinceramente, que tenha ficado.
A identidade do político precisa estar clara ao eleitor. É fundamental que a narrativa de imagem tenha demonstrado sua credibilidade e identificação com a comunidade.
Você apoia o que seu candidato expressa? Agora que já repassou estes critérios, consegue se identificar com as opções?
Se a resposta for afirmativa mais um passo foi dado rumo ao sim nas urnas.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.
O conteúdo desta postagem é uma opinião pessoal e inteiramente de responsabilidade de seu autor, que por ser colunista, não necessariamente reflete a opinião de nosso veículo de imprensa.