Falem bem ou falem mal, mas falem de mim. Este ditado popular parece ditar a campanha do candidato coach à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB). Mais uma vez ele está no centro das atenções (e nisso ele é especialista) não por suas propostas, projetos, ideias para se mostrar digno e capaz de ocupar o cargo que almeja, mas por sujar, empobrecer e zombar do processo eleitoral. Sim, porque é isto que ele faz ao tratar com tanto desdém a sua própria campanha e de seus adversários.
Desta vez, ele levou o debate promovido pelo Grupo Flow, quase até o final. Mas ele é Pablo Marçal, não poderia simplesmente passar despercebido. Faltando dez segundos para encerrar suas considerações finais, resolveu quebrar as regras e xingar o adversário, o candidato Ricardo Nunes, do MDB. Resultado, foi expulso, causou uma confusão nos bastidores (que até agora acredito que tenha sido combinada com sua equipe) e virou o assunto do dia nos principais veículos de comunicação.
Com uma postura tão desrespeitosa e infantil, de vítima (se é que alguém pensou isto dele em algum momento), passou a ser o vilão da campanha paulista. E Datena (PSDB), que há uma semana desferiu uma cadeirada no coach, fica de alma lavada e imagem refeita.
O que mais dá medo é que tamanha palhaçada venha a reverter em resultado positivo nas urnas, porque em um país onde Deolane Bezerra mobiliza milhares de pessoas para a porta de um presídio pedindo sua soltura pelo simples fato de ter muitos seguidores nas redes sociais, não é de se admirar que Pablo Marçal, que trata o cenário eleitoral como picadeiro de circo, seja eleito para comandar a maior metrópole do Brasil.
E é daí para pior. Oremos!
Fatalidade
Infelizmente, a prefeita de Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, Geovana Gessner (MDB), precisou amputar a perna por complicações de uma trombose. Geovana está internada internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, desde a última semana.
Ela já vinha enfrentando um longo tratamento, que exigiu diversas intervenções cirúrgicas, mas optou por não se afastar das atividades da prefeitura, até que na sexta-feira, 20, não pode mais continuar.
A Coluna deseja uma ótima recuperação à prefeita Geovana.
Escola Militar
Tudo indica que já no primeiro semestre de 2025, Santa Catarina contará com mais uma escola administrada pela Polícia Militar, a sétima do Estado. O Conselho Estadual de Educação (CEE) fez a primeira aprovação para o credenciamento e funcionamento da unidade, que ficará em Chapecó, e funcionará dentro do prédio da Escola de Educação Básica Zitta Flach, inaugurada em 2019. Depois que o Governo Federal aboliu as escolas cívico-militares, o governador Jorginho Mello(PL) garantiu que, em Santa Catarina, o modelo seria mantido pelo próprio Estado. Está aí, mais uma entrega!
Denúncia
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou denúncia contra o motorista do caminhão, as empresas responsáveis pelo transporte e a empresa contratada para contingenciar o vazamento de ácido sulfônico em acidente na Serra Dona Francisca, que impactou, inclusive, no abastecimento de água de Joinville. Os danos ambientais são calculados em cerca de R$ 4 milhões. Valdoir Leges de Barros, Jonas Pelizzaro Ltda., Transpare Transportes Armazéns Gerais Ltda., e Ambipar Response S.A., foram denunciados por poluição hídrica dolosa, danos à unidade de conservação e transporte irregular de substâncias perigosas.
Horário de Verão
A adoção do horário de verão pode resultar em uma diminuição até 2,9% da demanda máxima de energia elétrica, e em uma economia próxima a R$ 400 milhões para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) apenas entre os meses de outubro e fevereiro. A estimativa consta de uma nota técnica divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Congresso
O presidente da Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC), Cesar Lunkes, e o conselheiro da entidade Sandro Albino Albano participaram do 29° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), realizado em Brasília/ DF, pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). O evento, considerado um dos mais importantes do setor, reuniu especialistas, educadores e líderes do setor educacional para discutir as tendências e inovações na EaD.
Blumenau
O Instituto 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgou a terceira pesquisa de intenção de voto em Blumenau, no Vale do Itajaí. Realizada entre os dias 16 e 21 de setembro, a pesquisa, que tem o índice de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,4% para mais ou para menos, mostra que, se a eleição em Blumenau fosse hoje, o deputado estadual Egídio Ferrari (PL) ganharia em primeiro lugar com 48,1% das intenções de votos. Em segundo lugar está o ex-promotor Odair Tramontin (Novo), com 19,4%;seguido por Ana Paula Lima (PT), com 15,2%; Ricardo Alba (Podemos) com 2% e Rosane Magaly Martins (PSOL), com 1,3% das intenções de voto.