Notícias de Criciúma e Região

Senac Criciúma lança Hub Ensino Médio, com atividades práticas e inovação para alunos e comunidade

Unidade terá o foco nas áreas de Tecnologia, Moda e Gastronomia

A estudante Valentina Zanella Fressa, de 13 anos, escuta atentamente os desafios que ela vai enfrentar nos próximos três dias. Ela é um dos alunos inscritos para participar do ‘Multiverso Senac: A Imersão’, evento que integra o lançamento do Senac Hub Ensino Médio em Criciúma, realizado nesta sexta-feira (20).

O Senac de Criciúma é uma das cinco unidades da instituição no estado que recebe um hub, aqui, voltado ao Ensino Médio. O programa envolve diversos cursos e programas de formação técnica.  “Na prática, teremos diversos investimentos para movimentar toda a área de Ensino Médio, esse evento que tá acontecendo aqui hoje também, além da infraestrutura, como reformas, novas salas, laboratórios”, destaca a coordenadora comercial Senac Criciúma, Iara Cardoso.

Os investimentos estruturais estão estimados em mais de R$ 1 milhão. “Entre essas novas estruturas, está um laboratório chamado IdeaHub., Ele contará com uma mini arena para apresentação de projetos e negócios desenvolvidos pelos participantes do hub, um laboratório de criatividade com tecnologia de ponta, entre outras novidade, sendo esse um espaço para os alunos desenvolverem essas novas atividades do Ensino Médio”, destaca a coordenadora.

Lançamento do projeto foi realizado nesta sexta-feira (20) – Foto: Marcus Matildes

O Senac Hub Ensino Médio de Criciúma terá o foco em Tecnologia, Gastronomia e Moda. O objetivo é atuar como um centro de excelência educacional nessas áreas, conectando os estudantes às demandas do mercado de trabalho regional. “A partir de uma pesquisa que elaboramos, junto com o meio empresarial, vimos essas potencialidades em Criciúma. Portanto, a ideia do hub aqui é ampliar a nossa oferta de programação, trazendo atividades na prática para os alunos, envolver a comunidade e as empresas do setor”, destaca o diretor da Faculdade Senac Criciúma, Paulo Wienhage. “O nosso aluno sai daqui com uma formação técnica, preparado para o mercado de trabalho, mas não só isso, também com um encaminhamento para uma formação posterior, muitas vezes já trabalhando na área para custear esses estudos”, frisa o diretor.

Esse modelo proposto de educação é um diferencial que prepara os jovens não apenas para os desafios acadêmicos, mas também para uma rápida inserção no mercado de trabalho. “O Senac Hub Ensino Médio é um marco para a educação profissional em Santa Catarina. Ao integrar o ensino médio à formação técnica, estamos preparando os nossos jovens para um futuro promissor, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida”, ressalta o diretor-regional do Senac Santa Catarina, Fabiano Battisti Archer.

Além do hub de Criciúma, com foco no Ensino Médio, Blumenau e Chapecó estão abrindo um espaço dedicado à Saúde cada um, enquanto Joinville lançou um dedicado à Tecnologia. Em breve, Florianópolis contará com um hub específico para gastronomia do mar e outro que vai abrigar o de Educação à Distância.

Multiverso Senac: A Imersão

Durante o lançamento do Hub Ensino Médio, acontece também a primeira edição do ‘Multiverso Senac: A Imersão’, evento de três dias que levará aproximadamente 300 jovens do 9º ano a explorar os conhecimentos e uma das três áreas desenvolvidas no hub do Senac de Criciúma: Tecnologia, Moda e Gastronomia. Além do conhecimento aprendido e práticas desenvolvidas, os participantes ainda concorrerão a prêmios.

Valentina, a estudante de 13 anos que irá participar do evento, se inscreveu para o desafio de Tecnologia. “É uma área que eu tenho interesse, bem importante, principalmente para o futuro”, destaca a estudante. Para a mãe, o evento traz diversas vantagens. “É um aprendizado muito grande, não só de conhecimentos técnicos, mas de autoconhecimento. Também permite que ela tenha mais acesso a essa área de tecnologia, que ela tem interesse, e ver se é o que ela quer para a vida, praticar, ter experiência para decidir se realmente é esse o caminho que ela vai seguir ou não”, comenta a mãe, Priscila Machado Zanella, que é gerente financeira. “A adolescência é uma fase que eles têm muitas dúvidas às vezes, então essa é uma oportunidade de experimentar, desenvolver habilidades e, quem sabe, dar um passo mais à frente para o caminho certo”, complementa.

Você também pode gostar