Notícias de Criciúma e Região

Morre James Earl Jones, a voz de Darth Vader em ‘Star Wars’, aos 93 anos

Ator era considerado um dos maiores nomes do cinema norte-americano

Morreu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos, o ator e dublador norte-americano James Earl Jones. Entre os diversos papéis na carreira, Jones ficou conhecido por ser a voz de Darth Vader, vilão da série de filmes ‘Star Wars’ (Guerra nas Estrelas, em português).

Vilão de Star Wars era dublado pelo ator James Earl Jones – Foto: Reprodução/Lucasfilm

De acordo com o portal de notícias norte-americano Deadline, a informação foi confirmada pela agência que representava Jones, Independent Artist Group (em tradução livre, Grupo de Artistas Independentes). O ator faleceu em casa. A causa da morte não foi divulgada.

Reconhecido como um dos grandes nomes do cinema internacional, o ator também é reconhecido por grandes atuações na Broadway. Ele também é um dos poucos artistas a ter um EGOT, sigla que define ganhadores dos quatro maiores prêmios das artes nos Estados Unidos, Emmy (para shows de televisão), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (teatro).

Em aproximadamente 60 anos de carreira, o artista foi creditado em mais de 200 produções. Entre um dos seus papéis principais, destaca-se a voz do vilão Darth Vader, da série de filmes ‘Star Wars’. Jones foi escolhido para fazer o papel pela potência vocal, em tom grave, que tornou o personagem um ícone do cinema. Durante uma cerimônia em homenagem à Jones em Nova York, em 2015, o criador de ‘Star Wars’, George Lucas, disse que o ator “criou, com muito pouco diálogo, um dos melhores vilões que já existiram”.

Outros papéis de destaque são a voz de Mufasa, o rei, pai de Simba, em ‘O Rei Leão’, animação de 1994; Jack Jefferson, o papel principal em ‘A grande esperança branca’ (peça que lhe rendeu um Tony em 1968 e uma indicação ao Oscar, na adaptação ao cinema, em 1971); o rei Jaffe Joffer (pai de Akeem, interpretado por Eddie Murphy), em ‘Um príncipe em Nova York’; entre outros.

O último trabalho de Jones no cinema foi reprisando o papel do rei Jaffe Joffer, na sequência ‘Um príncipe em Nova York 2’, com Eddie Murphy, em 2021.

James Earl Jones como o rei Jaffe Joffer, no filme ‘Um príncipe em Nova York 2’ – Foto: Divulgação
Você também pode gostar