Notícias de Criciúma e Região

“SEMENTES DO FUTURO”: PROJETO JÁ CONTEMPLOU 4,3 MIL ESTUDANTES DO SUL; CONFIRA AS PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES

Espetáculo infantil promovido pelo Teatro Biriba passou por três cidades e passará por mais quatro até o fim do ano

O espetáculo infantil projeto “Sementes do Futuro” promovido pelo Teatro Biriba, através da Lei Rouanet e aprovado pelo Ministério da Cultura, já foi apresentado em três cidades da região sul de Santa Catarina e para mais de 4,3 alunos. A turnê teve início em Morro da Fumaça, e também passou em Maracajá e Praia Grande, no mês de agosto. A próxima cidade a receber o projeto será Braço do Norte, na segunda semana de setembro. Até o fim do ano o Teatro Biriba se apresenta em Balneário Arroio do Silva (setembro), São Ludgero (novembro) e Garopaba (dezembro).

A apresentação acontece com o palhaço Biriba de uma forma alegre, descontraída e educativa abordando temas como o meio ambiente, reciclagem, educação financeira, valorização das profissões e o uso consciente da água e de energia. O evento é gratuito para as escolas dos municípios, tendo como público principal as crianças e adolescentes (do pré ao 6º ano) e acontece sempre em duas sessões, pela manhã e a tarde.

Com mais de 50 anos de história, o teatro Biriba leva a arte e a cultura do teatro popular através de espetáculos teatrais, de todos dos gêneros: dramas, comédias, textos infantis, musicais e shows. “Com essa peça, Sementes do Futuro, queremos mostrar para as crianças como podemos ajudar a cuidar do nosso meio ambiente. Diante de tantos desastres que estamos vivenciando, queremos mostrar a importância dos cuidados com a fauna e a flora. Não queremos criar pessoas ativistas, mas sim, pessoas que tenham mais amor ao nosso planeta”, destaca o ator, Geraldo Passos, que interpreta o Palhaço Biriba.

O projeto também conta com o apoio das empresas Strawplast, Giassi Supermercados, Cyan Química, Copobras e Investir Soluções Financeiras, que através da dedução do Imposto de Renda, formam esta parceria, proporcionando acesso à arte em cidades da Região Carbonífera e do Extremo Sul do Estado.

Reconhecimento

Após as apresentações em Morro da Fumaça, a secretária de Educação, Greicy Salvador Zaccaron destacou a importância do espetáculo. “Foi um projeto muito importante onde nossos alunos tiveram o contato com o Biriba e de uma forma divertida, souberam como cuidar do meio ambiente. Nossos professores e alunos adoraram”, destaca.

Além disso, após as apresentações surgiu outro projeto entre as escolas fumacenses com o Teatro Biriba. “Será um mês em que os alunos precisam levar o máximo de material reciclável. A escola que mais arrecadar vai ganhar uma televisão. A equipe do Biriba vai passar toda semana nas escolas recolhendo e pesando o material”, pontua a secretária.

“Foi muito legal. Eu gostei muito do Biriba. Aprendi a cuidar do Meio Ambiente com ele”, contou o aluno da E.E.B. Eufrazio Avelino Rocha, de Maracajá, João Victor Daltoé, de 8 anos. “Eu gostei da parte que tinha aquele brinquedo com tampinha”, completou o colega Pedro Henrique Almeida, de 6 anos, referindo-se ao bilboquê, brinquedo criado com garrafa pet especialmente para o espetáculo.

Sobre a peça

Biriba é uma criança que estuda no colégio onde a professora Kátia leciona, mas ele é um menino que não gosta de prestar atenção nas matérias apresentadas. A professora Kátia em uma conversa informal começa mostrar para Biriba como a vida em nosso planeta pode ser diferente se nós humanos cuidarmos dele com mais amor e responsabilidade.

O texto trabalha de forma direta com a plateia, interagindo com os personagens durante o espetáculo em brincadeiras, perguntas e respostas, fazendo assim de uma maneira divertida as crianças refletirem como, por exemplo, podemos criar brinquedos não desrespeitando o eco sistema.

Você também pode gostar