Notícias de Criciúma e Região

BOMBEIROS DE SC INICIAM TRABALHO DE COMBATE ÀS QUEIMADAS NO MATO GROSSO DO SUL

Equipe do estado é formada por seis viaturas e 20 militares

Com temperaturas que chegam aos 39ºC, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) chega ao município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, para o combate aos incêndios florestais.

Os trabalhos de reconhecimento de área e atuação nas frentes de fogo ocorrem em coordenação com o Corpo de Bombeiros do MS. A atuação está sendo realizada em diferentes pontos da região, que é a porta de entrada do bioma Pantanal no estado.

Entre os equipamentos que estão sendo utilizados, estão drones que possibilitam a checagem do ambiente e o encaminhamento da equipe para os focos de forma precisa, além de uma antena de comunicação via satélite, que está garantindo a comunicação mesmo nos locais mais remotos.

Equipes partiram nessa sexta-feira

Nessa sexta-feira, dia 30 de agosto, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou a atuação contra as queimadas no estado do Mato Grosso do Sul, como parte da Operação Pantanal 2024. Os bombeiros catarinenses se apresentaram no Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, onde realizaram um primeiro reconhecimento da situação e participaram da organização das estratégias de ação.

Após a reunião, a equipe seguiu para o município de Aquidauana, localizado a 140 km da capital sul-mato-grossense. A cidade enfrenta uma crise devido aos incêndios florestais que vêm atingindo a região. Os bombeiros de Santa Catarina se juntarão às outras equipes que já estão atuando nas frentes de fogo.

A expectativa é que os próximos dias sejam de intensa atividade para a equipe, que deverá enfrentar desafios como o clima seco, o terreno acidentado e a dificuldade de acesso às áreas atingidas. A equipe de Santa Catarina é composta por 20 bombeiros militares com ampla experiência no combate a incêndios florestais.

Além dos bombeiros, o grupo conta com seis caminhonetes 4×4 e equipamentos especializados, como motobombas com reservatório de água, abafadores, sopradores, rádios de comunicação, e retardantes químicos.

Você também pode gostar