Notícias de Criciúma e Região

Bombeiros de Criciúma participam de Curso de Prevenção à Saúde Mental

Projeto visa proporcionar uma rede de suporte contínuo, fortalecendo a resiliência emocional e o bem-estar dos militares Iniciativa busca dar apoio psicológico aos militares

Bombeiros do 4º Batalhão de Criciúma participaram do projeto “Guardiões da Vida”, iniciativa que visa proporcionar uma rede de suporte contínuo, fortalecendo a resiliência emocional e o bem-estar dos militares integrantes das unidades operacionais. O curso ocorreu na última quinta-feira, 22, e pela primeira vez de forma presencial.

O comandante do 4º BBM, Henrique Piovezam da Silveira, informa que o objetivo foi  identificar precocemente outros militares que estejam em risco de adoecimento psicológico, realizar o acolhimento inicial e, quando necessário, encaminhá-los para a equipe de saúde. “Essa capacitação é mais do que um treinamento, é um compromisso com a vida e com a saúde de nossos militares. Precisamos estar atentos uns aos outros e criar um ambiente de acolhimento”, disse ele.

Entre os assuntos abordados, destaque para o conceito e dados gerais sobre suicídio, fatores de risco e transtornos psicológicos, o curso incluiu um ciclo de abordagem voltado para identificar militares em adoecimento psicológico. 

O tenente BM, Jean Abílio Silva, chefe do serviço de psicologia do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), reforçou a relevância do projeto. “A saúde mental é uma questão prioritária nas corporações. Estamos buscando capacitar nossos militares para que possam identificar sinais de adoecimento psicológico e agir de maneira rápida e eficaz”, ressaltou. 

Ainda conforme o tenente, os militares possuem vulnerabilidade ao adoecimento mental, pois o trabalho os expõem  em situações delicadas gerando até mesmo estresse pós-traumático. “Inclusive temos dados de que o número de suicídios dentro da corporação na série histórica é duas vezes maior do que o da população em geral”, finaliza. 

 

Texto e fotos: estagiária Edna Schmitz/CBMSC

Você também pode gostar