Final desta semana, logo ali na sexta-feira, estarão liberadas as propagandas eleitorais e o uso da denominação “candidatos”, agora sem o “pré”, oficializando a corrida até o dia 6 de outubro. São exatos 1 mês e 22 dias para o momento do voto. E, convenhamos, o tempo voa!
Nestes menos de 2 meses, as propagandas eleitorais, vídeos e aparições nas redes sociais, bem como as visitas, com os pedidos de voto, precisam ser bem eficientes. É preciso mostrar habilidades, pontos fortes, posicionamentos, bandeiras e, ainda, se tornar uma fonte confiável de informações e credibilidade.
É coisa hein?!
Agora, não resta mais tempo para errar, as estratégias devem estar afinadas e em funcionamento. Incluindo no campo da narrativa de imagem pessoal.
A imagem pessoal, aliada à atitude certa, ocasiona um enorme poder de influência e visibilidade.
Quer que o seu eleitor o compreenda mais facilmente? Que haja realmente uma conexão?
Comunique-se com clareza através da sua narrativa visual. Fale através daquilo que decide vestir, transforme esta linguagem não verbal num instrumento de reafirmação de posicionamentos e bandeiras.
Se você é jovem e tem como foco este público, para que descaracterizar esta afinidade e querer vestir-se com formalismos exagerados?
Se o objetivo é o público mais maduro é essencial aliar suas características à este público e suas demandas.
É possível e, mais do que isto, imprescindível manter-se fiel às próprias referências e personalidade. Somente assim uma forte estratégia de imagem será desenvolvida. Mas, também, é vital dizer quem é através daquilo que decide vestir.
O político precisa estar afinado com seu público, com seu eleitor, é fundamental falarem a mesma língua e estarem em sintonia visual também. Uma vez que, 55% da nossa impressão sobre o outro é não verbal (aparência física e expressão facial e corporal).
Para que o discurso tenha crédito é indispensável que a imagem reafirme visualmente o que dizem as palavras. Do contrário, corre-se o risco de não atingir o público desejado e inviabilizar toda a estratégia de comunicação.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.