Weber aposta em Araranguá para impulsionar ecossistema de Cidades Inteligentes
O encontro reuniu construtoras, imobiliárias, fornecedores e investidores, interessados nas oportunidades oferecidas pelo modelo de atuação da empresa
Fomentar o desenvolvimento de novos projetos imobiliários e verticalizações, este é o objetivo da Weber Cidades Inteligentes, que realizou na última quinta-feira,8, no auditório da Unisul, no bairro Cidade Universitária em Araranguá, o primeiro evento da vertical Construtech. O encontro reuniu construtoras, imobiliárias, fornecedores e investidores, interessados nas oportunidades oferecidas pelo modelo de atuação da Weber Cidades Inteligentes, especialmente no que se refere à criação de Sociedades de Propósito Específico (SPE) para projetos de cidades inteligentes.
A abertura do evento destacou a escolha de Araranguá como sede inicial das iniciativas da Weber Cidade Inteligentes. A cidade, que já se mostra pronta para novos projetos graças ao recente investimento em infraestrutura, como a assinatura para construção de um novo hospital, que será operado pelo IMAS, e a aprovação de uma rodovia que conectará o extremo sul de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, se torna um ambiente propício para a valorização imobiliária. Além disso, o bairro Cidade Universitária, onde o evento ocorreu, já está em pleno desenvolvimento, com mais de 100 novas moradias previstas para entrega nos próximos meses. O bairro já tem um campus universitário e um Polo de Inovação Tecnológico, o HUB Costa Serra Mar.
O CEO da Weber Cidades Inteligentes, Fernando Weber, deu início às palestras apresentando o ecossistema da empresa e as oportunidades de investimento por meio da W Invest. Ele enfatizou a importância da inovação e da tecnologia para o sucesso das construtoras e para a sustentabilidade dos projetos imobiliários. Em seguida, Rodrigo Ferraz, da Mosimann-Horn Advogados, explorou os aspectos jurídicos relacionados às SPEs, destacando as garantias que esse modelo oferece aos investidores.
A apresentação de cases práticos trouxe à tona os benefícios das SPEs em lançamentos imobiliários. André Silva, da Construtora TWO UP, compartilhou suas experiências com projetos bem-sucedidos, enquanto Daniel Pedro, da DP Consórcios, abordou as ferramentas de investimento voltadas para a alavancagem patrimonial com foco em imóveis.
O evento reforçou a visão estratégica da Weber Cidades Inteligentes em consolidar Araranguá como um HUB de inovação no setor imobiliário. A cidade já conta com cinco empresas do setor Construtech como mantenedoras do HUB Costa Serra Mar, e a expectativa é dobrar esse número até o final do ano, impulsionando ainda mais os negócios na região Sul de Santa Catarina.
A noite foi marcada por discussões relevantes e promissoras para o futuro do mercado imobiliário local, mostrando que Araranguá está no caminho certo para se tornar referência em cidades inteligentes e sustentáveis.