Representante da Satc participa de comitiva que discute cibersegurança nos EUA
Brasileiros participaram de evento em Washington
A Satc marcou presença em um dos mais importantes encontros sobre cibersegurança realizados em Washington, Estados Unidos. Representada pelo diretor executivo, Fernando Luiz Zancan, a Satc integrou uma comitiva brasileira que se reuniu para debater as melhores práticas de segurança cibernética adotadas nos EUA e explorar possíveis parcerias entre os dois países.
O evento, que contou com a participação dos senadores Esperidião Amin, Jorge Seif Junior, Sergio Moro, Astronauta Marcos Pontes e Chico Rodrigues, também incluiu membros do Gabinete de Segurança Institucional, Itamaraty, ANATEL, além de representantes de gigantes da tecnologia como Google, Amazon, CISCO, Crowdstrike, Cloudflare, Netskope, Palo Alto Networks e Tenable.
Durante o encontro, foram discutidos temas cruciais relacionados à segurança cibernética e inteligência artificial, como regulamentação e financiamento de projetos. As discussões abordaram a atuação de diversas agências do setor nos Estados Unidos, destacando a importância de colaboração entre governos e empresas para o avanço da cibersegurança global.
A participação da Satc neste evento se dá, pois, a instituição está em processo de construção de um HUB de Cibersegurança em Criciúma, com o objetivo de atender indústrias, governos e, especialmente, o setor elétrico da região. Segundo o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, a presença da Satc em Washington foi uma oportunidade para fortalecer as parcerias internacionais e acelerar o desenvolvimento desse HUB.
“O evento mostrou a importância do setor de cibersegurança no mundo. A Satc está engajada em criar um HUB de Cibersegurança em Criciúma e as parcerias internacionais com governos e empresas são fundamentais. O evento propiciou os contatos para que a Satc possa avançar rapidamente e tornar-se referência em Santa Catarina e Brasil”, afirmou Zancan.
Essa iniciativa faz parte de um movimento mais amplo, que busca dinamizar a economia local através da Transição Energética Justa no sul de Santa Catarina. Com parcerias já estabelecidas, como a colaboração com a empresa israelense BaseCamp, de Israel.
O compromisso da Satc com a cibersegurança será reforçado em setembro, quando a instituição sediará o evento CyberSatc, que contará com a participação de empresas internacionais. Com o intuito de consolidar a Satc como um polo de inovação e segurança cibernética, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e tecnológico da região.