Formação voltada à área comercial será realizada pela Acic de forma inédita na região
Curso abordará pilares fundamentais para a gestão eficaz: a excelência na liderança, o domínio de ferramentas e o conhecimento em marketing, mercado e produto
Por meio do PDP – Programa de Desenvolvimento Profissional, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) lança uma nova capacitação estratégica, voltada à formação para gerentes comerciais. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em acicri.com.br/cursos.
O curso é de autoria do consultor Emerson Magalhães Nogueira, em parceria com o setor de capacitações da Acic, sendo exclusivo na região. Não há pré-requisitos para participar da formação, que tem início previsto para 1º de outubro e o encerramento, para 21 de novembro, com encontros na sede da Acic.
“A formação proposta preenche uma lacuna na qualificação de gestores, especialmente em pequenas e médias empresas que, frequentemente, buscam apoio externo, como o oferecido pela Acic, para aprimoramento”, destaca a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.
“Essencialmente, ela integra diversos pilares fundamentais para uma gestão eficaz, enfatizando que a excelência na liderança, o domínio de ferramentas de gestão e o conhecimento profundo em marketing, mercado e produto são inseparáveis e igualmente importantes”, acrescenta Nogueira.
Ele explica que, ao invés de abordar temas isoladamente, a formação oferece uma visão multidisciplinar e interconectada, essencial para gestores comerciais que buscam competir em mercados cada vez mais exigentes. “Somente com bom repertório o gestor será capaz de atingir seus objetivos”, reforça.
Metodologia
Dividida em módulos, a capacitação incorpora metodologias ativas para aplicação da aprendizagem, ou seja, alia a apresentação de conceitos com práticas vivenciais. “O curso foi pensado para ser prático, aplicável no dia a dia das empresas, independente do porte ou infraestrutura disponível”, descreve a responsável pelo setor de cursos da Acic, Catrine de Moraes.
A aplicabilidade já será possível durante o curso. “Iniciaremos a formação pelo módulo de conhecimentos de mercado, produto e o papel do comercial nas organizações, para que o aluno possa iniciar um diagnóstico de sua empresa em termos dos conceitos de mercado, produto e o relacionamento do comercial com outros departamentos e já iniciar as ações necessárias”, antecipa o facilitador.
De acordo com ele, algumas atividades foram pensadas para o aluno realizar extraclasse, com a possibilidade de receber orientações direto com o professor, caso seja solicitado. Esse suporte será oferecido sem nenhum custo adicional até o último dia de duração do curso.
Além disso, o gestor terá uma apostila que é um verdadeiro manual e servirá como fonte de consulta e referências em qualquer tempo após a formação, para ir desenvolvendo e aprimorando os processos dentro da empresa.
Inteligência artificial
“Entre os diferenciais do curso está em um capítulo que, a meu ver, é essencial. Vamos introduzir os alunos no meio da inteligência artificial, mostrar como ela é uma ferramenta poderosa no suporte ao gestor, ensinando efetivamente como produzir um prompt eficiente, além de mostrar as possibilidades que ela pode agregar ao dia a dia da gestão”, comenta Nogueira.
Ele ressalta que o objetivo é habilitar o participante a sair “do nível 1”, de usuário eventual, para usuário “nível 2”, em que a inteligência artificial o ajuda em várias questões do dia a dia, todos os dias.
“A inteligência artificial é uma realidade de mercado, com presença cada vez mais forte no meio corporativo, e os gestores precisam encará-la como uma aliada dos negócios. Por isso, a importância de qualificar os participantes também nessa área”, entende a diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes.