Os nomes de Jorginho Mello (PL) e Topázio Neto (PSD) estão cada vez mais relacionados e, consequentemente, seus partidos também. Depois de muita especulação, mas sem nenhuma surpresa, Maryanne Mattos (PL) foi anunciada como a vice que irá compor a chapa com Topázio para a sua candidatura à reeleição na Capital.
Até então, vários outros nomes foram cogitados, como do ex-deputado Bruno Souza (PL), a vereadora Manu Vieira (PL), do vereador Gabrielzinho (PL), que infelizmente veio a falecer no início do mês, e do empresário Celso Furtado de Mendonça, que seria o novo nome na política. Mas Maryanne teria vencido a disputa pela confiança que Jorginho e o partido têm nela, até mesmo por todo tempo que ela já está na sigla.
E para selar “com sangue” essa parceria, Filipe Mello, filho do governador, será o coordenador da campanha de Topázio, garantindo o espaço do PL na futura gestão.
Filipe, já se sabe, é articulador político informal do governo e braço direito do pai. Jorginho, por sua vez, quer garantir que sua sigla esteja atuante nas principais cidades do estado. Prova disto foi a migração de tantos nomes de peso para o PL e a participação ativa do governador na formação das maiores chapas para as próximas eleições.
Aliás, foi essa estratégia que frustrou os planos de Gean Loureiro, fazendo com que ele passasse para o lado de Dário Berger (PMDB). Gean foi preterido e preferiu mudar de lado a ter que ficar nos bastidores de Topázio e Jorginho.
Sem registros
Nas convenções realizadas no último sábado, 20, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, União Brasil e PSDB de Florianópolis confirmaram a chapa Dário Berger e Maria Claudia Goulart para a disputa à Prefeitura da Capital nas eleições municipais de 2024, mesmo sem apoio dos parlamentares do União Brasil. Prova disto é que, quando convidados para tirar foto ao lado de Gean e Dário, vereadores e deputados do partido recusaram-se.
Criciúma
O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi, é o novo presidente do Partido Liberal (PL) na cidade. Até então, a sigla estava sob comando da deputada federal Júlia Zanatta, que passa as funções à Guidi. Segundo Guidi, a intenção é fortalecer o time e fazer com que o PL continue sendo referência na cidade.
Rodovias
A Fiesc realizou nesta segunda-feira, 22, uma reunião com a secretaria nacional de transporte rodoviário do Ministério dos Transportes. O assunto foram as obras previstas na readaptação dos contratos de concessão das BRs 101 e 116. Durante a reunião, o secretário de Infraestrutura de SC, Jerry Comper, falou sobre a situação atual e as perspectivas do programa do governo de SC para a recuperação de rodovias estaduais, o Estrada Boa. O evento trouxe ainda a participação do gerente regional substituto da Antaq, Lucas Sampaio Ataliba. Ele apresenta as perspectivas para a operação dos portos catarinenses.
Prêmio Líderes 2024
O LIDE Santa Catarina anunciou o Prêmio Líderes 2024, que acontecerá em 6 de novembro na Alameda Casa Rosa, em Florianópolis. As inscrições abrem em setembro. Este ano, o evento celebrará o centenário da Electro Aço Altona, pioneira na indústria de fundição de aço no Brasil, e introduzirá a categoria “Liderança no Cooperativismo”. A cerimônia reunirá autoridades, entidades regionais e a imprensa especializada, destacando a importância do empreendedorismo e da liderança em Santa Catarina.
Contorno Viário
Depois de quase 12 anos de atraso, a entrega do Contorno VIário da Grande Florianópolis vai demorar mais um pouco. Pelo que tudo indica, vai atrasar mais uma semana, sendo entregue no dia 9 de agosto, para garantir a presença do presidente Lula na cerimônia, em sua primeira vinda ao Estado desde que foi eleito para o terceiro mandato. Ou seja, o atraso não será motivado pela necessidade de ajustes na obra, embora ela precise de alguns, e será entregue exatamente assim, ainda com arestas a serem aparadas.
Convenção
A convenção do Partido Liberal de São José está marcada para esta quarta-feira, 24. O evento deve contar com a presença do governador Jorginho Mello, de lideranças do PL e dos partidos aliados, para a homologação do nome da pré-candidata Adeliana Dal Pont para concorrer à Prefeitura Municipal e da relação dos candidatos a vereador.