Filme “Divertida Mente” vira aula sobre emoções em programa da Unimed Criciúma
Projeto Viver Bem na Escola é realizado com alunos da Escola Coelho Neto
Há 15 anos, o Instituto Unimed Santa Catarina realiza atividades educativas de saúde em instituições de ensino de todo o estado por meio do Programa Viver Bem na Escola. Com atividades dinâmicas e profissionais capacitados, a ação proporciona aos estudantes aprendizados que vão além dos muros da escola e reflexões sobre a importância de suas escolhas para uma vida mais longa, saudável e feliz.
Em julho, o Grupo Unimed Criciúma iniciou o Programa na cidade e a primeira instituição a ser contemplada foi a Escola de Educação Básica Coelho Neto, no bairro Santa Bárbara. As turmas do 6º ano, compreendendo crianças e adolescente com idades entre 11 a 13 anos, participaram de uma aula totalmente diferente. Com o acompanhamento de uma psicóloga, os estudantes aprenderam, nesse primeiro encontro, sobre as emoções.
De uma forma leve e descontraída, compreenderam sobre alguns sentimentos que enfrentam diariamente, como o medo, a raiva e a vergonha. Também participaram de uma dinâmica com imagens ilustrativas dos personagens do filme “Divertida Mente 2”, aprendendo a aceitar e gerenciar o que sentem.
O filme foi escolhido como exemplo na atividade por abordar o tema do gerenciamento emocional de uma garota de 12 anos. A escolha foi feita tendo em vista que a faixa etária dos alunos participantes do Programa coincide com a da protagonista, proporcionando um paralelo relevante para a discussão em questão.
“O Jeito de Cuidar Unimed vai além das paredes da nossa instituição, queremos cuidar das pessoas de forma única. Nosso objetivo com o Programa é proporcionar aprendizados que impactem positivamente a vida dos estudantes a longo prazo, e também na rotina familiar. Nessa primeira palestra, os alunos foram participativos e aprenderam sobre os sentimentos, reconhecendo sua importância e aprendendo a lidar com eles de maneira positiva”, enaltece o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.
Após as atividades educativas, os alunos ganharam uma lembrancinha da Unimed Criciúma, com orientações sobre como eles devem reagir a cada sentimento, reforçando o aprendizado em sala de aula.
As atividades do Programa Viver Bem na Escola serão realizadas mensalmente, com as turmas dos períodos da manhã e da tarde, até o fim deste ano letivo na Escola Coelho Neto. Durante os encontros, serão abordados diferentes temas, como gestão das emoções, alimentação saudável, higienização das mãos e qualidade de vida. Nos próximos anos, outras instituições serão selecionadas para participar da ação.