Viagem à Curitiba (PR) para conhecer o sistema de transporte coletivo
A visita técnica serviu para avaliar o funcionamento dos ônibus elétricos em circulação em Curitiba / Foto: Gregori Flauzino
A capital paranaense tem excelente reputação em inúmeros projetos e em pleno funcionamento. O transporte público, adaptado com ônibus elétricos, é um deles. O sistema tem despertado interesse de gestores de todo o Brasil. O pré-candidato à Prefeitura de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), nesta segunda-feira (15), em visita técnica, decidiu conhecer de perto o serviço de eletromobilidade utilizado no transporte coletivo da cidade, que está utilizando os primeiros ônibus elétricos. O projeto de modernização do transporte coletivo de Criciúma, com uso de ônibus elétricos é também uma possibilidade. Em Curitiba, Vaguinho visitou as instalações e conversou com a equipe que faz a gestão do sistema. Para o pré-candidato a prefeito, além do monitoramento e controle, a organização do sistema é um dos pontos que mais se destaca, com departamentos bem divididos e atribuições bem definidas. “É muita qualidade e geração de economia, tanto na questão financeira quanto na emissão zero de gás poluente”, reforça.
Balanço de Nadal como governador interino
Durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira (15), o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadfal (MDB0 avaliou a passagem na condição de governador interino, por uma semana. Segundo ele, valorizou a própria Alesc, classificando como sendo uma conquista para várias comunidades catarinenses e para o Parlamento estadual. Durante o período em que esteve no comando do Executivo, Nadal participou de atos de entregas de ordens de serviços para diversas obras, fez contatos em Brasília em três ministérios e confirmou a destinação de recursos para ações determinadas pelas bancadas regionais da Alesc. Isso, sem falar dos inúmeros encontros com lideranças nas mais variadas regiões do Estado e em Brasília.
Polícia Civil de Santa Catarina comemora 212 anos
Com bons serviços prestados ao longo do tempo, a Polícia Civil de Santa Catarina comemora nesta terça-feira (16), 212 anos. Em ato previsto para logo mais às 14h, na Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (Acadepol), o governador Jorginho Mello, a vice-governadora Marilisa Boehm, e o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, farão a entrega de 21 viaturas, 145 fuzis e 10 softwares operacionais. Também haverá homenagem a policiais civis por tempo de serviço e ato de bravura.
Internação involuntária: assunto deixado de lado em Santa Catarina?
Chapecó parece ser a única cidade a estar levando a sério, a necessidade da internação involuntária. Diga-se de passagem, pela necessidade e pela perseverança pessoal do prefeito João Rodrigues (PSD). Enquanto isso, em outras cidades como Florianópolis, Criciúma e São José, que também levantaram a possibilidade da atuar na mesma ação, estão aparentemente inertes. Até mesmo um projeto que estava em trâmite na Assembleia Legislativa, proposto pelo deputado Ivan Naatz (PL), não avançou. A questão merece obviamente uma discussão mais ampla em todo o território catarinense. Embora o tema seja polêmico, os proponentes precisam enfrentar a contrariedade de opiniões. No entanto há quem prefira simplesmente ser contra, mesmo que signifique a condenação de quem está nas ruas e morrendo à mercê dos vícios. Chapecó é exemplo. Que siga no modelo radical, mas com bons resultados, devolvendo a vida para muitos, especialmente, ao convívio com a família e ao meio profissional.
Os 15 anos da UFFS
Sob proposição da deputada estadual Luciane Carminatti (PT), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), aportou em Chapecó, para realizar uma sessão solene, alusiva aos 15 anos da instalação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O evento, realizado na sexta-feira (12), ocorreu no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes e contou com presenças ilustres de todas as esferas políticas e de movimentos sociais, além de acadêmicos e professores. Na solenidade, a entrega de 31 homenagens a pessoas e entidades que contribuíram para a criação da Universidade. Entre os homenageados, o ex-deputado federal Cláudio Vignatti e o deputado federal Pedro Uczai. A Universidade que conta com apenas um Campus em Santa Catarina, prospecta a expansão, com apontamentos dirigidos para São Miguel do Oeste e Concórdia. A ideia é futura, mas realizável. A UFFS foi criada pela Lei n° 12.029, de 15 de setembro de 2009.
Contato com a coluna: [email protected]