Powerlifting: atleta de Laguna conquista prêmios nacionais
Yuri Rafael também é faixa preta em jiu-jitsu e fisioterapeuta - um verdadeiro entusiasta das atividades físicas
Sendo uma categoria de pesos-pesados que exige foco, concentração e muita força nos músculos, o Powerlifting, ou levantamento de peso, é um esporte de força que consiste em levantamento e agachamento com uma barra com pesos sem repetições. Natural de Laguna, Yuri Rafael é familiarizado com esta modalidade, sendo praticante desde final de janeiro deste ano, participando competições e levando prêmios para casa.
Sua paixão pelo levantamento de peso começou através de um gosto que já existia: Yuri é fã de treino de musculação e o powerlifting se alinhou.
Preparo para competições
Dos campeonatos que participou, o maior deles foi o Campeonato Brasileiro de Powerlifting. Yuri saiu vitorioso, levando a bandeira de Laguna para todo o país, sendo o primeiro colocado na categoria supino e segundo no levantamento de terra.
Mas a vitória exige esforço e muito treinamento: “A preparação foi intensa, igual aos outros campeonatos. O diferencial é que esse teria muito mais atletas, cerca de 400, e que exigiria mais concentração e foco. No final deu tudo certo, sendo campeão brasileiro de supino, vice de terra e quarto powerlifting“, relata.
O atleta também participou do Mineiro de Powerlifting, em Uberlândia, onde também conquistou a primeira colocação em open supin, segundo colocado em Levantamento de Terra e segundo no powerlifting.
Em Santa Catarina, participou do Campeonato Catarinense, onde foi campeão em Supino e Terra, além de conquistar o segundo lugar no powerlifting.
Uma outra paixão
Ele também é praticante de jiu-jitsu, é faixa preta e pratica desde os 12 anos de idade. O atleta diz que a pratica de esporte traz benefícios à concentração, e reforça: “se não treinar, o resultado não vem”.
Yuri foi campeão catarinense e diz ter sido uma de suas maiores conquistas no jiu-jitsu.
Esporte e vida pessoal
O lagunense é profissional da área de fisioterapia e consegue equilibrar seus treinos intensos, do powerlifting e do jiu-jitsu, com seu trabalho. “A dedicação maior é na minha profissão, é dela que tenho o sustento de minha família. Os treinos intercalo no dia e nos finais de semana”, explica.
Sua profissão também é uma vantagem ao praticar ambos os esportes. O atleta diz que o conhecimento da biomecânica corporal, vindo de seus aprendizados da fisioterapia, ajuda bastante, conhecendo os movimentos e os limites de seu corpo.
Próxima Etapa
Yuri disputará sua próxima etapa neste domingo, dia 21, no Campeonato Catarinense de Powerlifting. “Vamos terinar para ter uma vaga no pódio”.