Série A: Com um a menos, Tigre deixa escapar vitória diante do Bahia
Criciúma empatou em 2 x 2 com a equipe de Rogério Ceni neste domingo, dia 16, no Majestoso
A tradição de testar as emoções da torcida do Tigre foram mantidas neste domingo, dia 16, em Criciúma. O tricolor carvoeiro, que saiu na frente, chegando a fazer 2 a 0 e teve a expulsão do goleiro Gustavo, cedeu o empate em 2×2 para o Bahia. Com o resultado válido pela 9ª rodada da competição, o Criciúma soma seis pontos e fica na 18ª colocação. Já o Bahia deixa a vice-liderança, com 18 pontos, ficando atrás de Flamengo e Botafogo. O próximo compromisso do Criciúma é nesta quarta-feira, dia 19, às 19h, diante do Atlético GO, em Goiás.
O jogo
Com necessidade de vitória, o Tigre iniciou a partida se impondo em campo. Aos cinco minutos veio a primeira iniciativa de expressão do Tigre. Bolasie recebe em liberdade pela ponta direita, avança até a linha de fundo e cruza com perigo por baixo para defesa de Marcos Felipe.
Com a chuva, o Criciúma se adaptou mais rápido ao gramado pesado. Aos nove minutos o Criciúma quase abriu o placar. Rodrigo recebe pela direita e cruza na medida para Arthur Caíke na pequena área, mas o atacante cabeceia à direita de Marcos Felipe.
Aos 15 minutos veio outra boa chance na ponta das chuteiras carvoeiras. Jonathan chega com perigo pela direita e cruza para Arthur Caíke, que cabeceia livre na área, mas manda sem direção à direita de Marcos Felipe. Na sequência, o Bahia vacila na saída e deixa a bola com o Criciúma. Bolasie recebe na entrada da área e chuta para defesa firme de Marcos Felipe no meio do gol.
A primeira jogada de expressão da equipe nordestina veio aos 20 minutos em lance que resultou em escanteio, quando o tricolor de Rogério Ceni faz cobrança curta com Jean Lucas na entrada da área, que tem chute bloqueado pela defesa. Juba cobra pela esquerda e Gabriel Xavier sobe para cabecear com perigo, mas sem força.
Superior nesta primeira etapa, o Criciúma rodava a bola no campo defensivo em busca de espaços no ataque. Aos 27 minutos, veio a terceira grande chance dos comandados de Tencati de balançarem as redes. Ronald rouba a bola de Cauly no campo de ataque, dribla dois zagueiros e perde o domínio da bola na frente de Marcos Felipe. Dois minutos depois o Bahia trouxe perigo para Gustavo, em descida de Everton Ribeiro, que tenta enfiada para Thaciano dentro da área, mas a defesa afasta. Arbitragem, porém, pega impedimento.
Foi na quarta chance que o Tigre carimbou as redes do Bahia. Aos 33 minutos, Marcelo Hermes cobra falta rasteira, por baixo da barreira e manda à esquerda de Marcos Felipe, que não alcança a bola. O primeiro tempo fecha com o Criciúma na frente do marcador.
Segundo tempo
O Tigre veio para a etapa final embalado com a vantagem no placar e bastou um minuto de jogo para ampliá-la. Em falha da defesa do tricolor baiano, após balão no meio campo em direção à área do Bahia, Gabriel Xavier perde o tempo de bola e deixa Arthur Caíque sozinho para estufar as redes de cabeça.
O Criciúma seguiu o jogo na cadência e valorizando a posse de bola após ampliar o placar, mas o Bahia aos poucos foi se adaptando ao gramado e foi aos 10 minutos que o time de Ceni descontou. Após boa jogada de Cauly, o camisa 8 deixa com Caio Alexandre, que deixou na medida para cabeceio de Everaldo, fazendo 2 x 1 no Heriberto Hülse. Aos 17 minutos o jogo ficou mais emocionante. Ídolo da torcida tricolor, o goleiro Gustavo que já havia tomado cartão amarelo em lance de perigo e analisado pelo VAR, tomou o segundo amarelo por “atrasar” o jogo e levou o vermelho sendo expulso. Tencati foi obrigda a abrir mão do atacante Matheusinho para que o goleiro Alisson assumisse a meta carvoeira.
O Bahia aproveitou o momento de nervosismo dos anfitriões e passou a pressionar o Criciúma, tentando chegar com bolas alçadas na área. Aos 26 minutos, após cobrança curta de escanteio, Cauly deixa com Caio Alexandre na área, que acerta o ângulo da Alisson para deixar tudo igual no Majestoso. O Criciúma foi obrigado a novas alterações e tentou imprimir o poder característico de reação. Aos 32 minutos, Hermes cobra escanteio pela esquerda e Maia aparece de surpresa pelo alto para assustar o goleiro Marcos Felipe. A bola passou com perigo à direita do goleiro do Bahia. Aos 37, o autor do primeiro gol carvoeiro levanta para a segunda trave e a bola é escorada para o meio da área. Arthur Caíke perde chance com o gol limpo à sua frente, mas arbitragem sinaliza impedimento.
O Tigre ainda teve uma chance aos 49 minutos de fechar com vitória em lance que Marquinhos Gabriel recebeu a bola em liberdade na área após contra-ataque e chutou para defesa difícil de Marcos Felipe, entretanto a partida fechou com o placar em igualdade no Majestoso.
Ficha técnica:
Criciúma
Gustavo, Jonathan (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Newton e Ronald Lopes (Wallison Maia); Bolasie (Marquinhos Gabriel), Arthur Caíke (Eder) e Matheusinho (Alisson)
Cartões: Tobias Figueiredo (amarelo), Gustavo (vermelho), Eder (amarelo)
Técnico: Cláudio Tencati
Bahia
Marcos Felipe, Gilberto (Ademir), Gabriel Xavier, Luciano Juba e Caio Alexandre (Yago Felipe); Jean Lucas (Biel), Everton Ribeiro (Estupiñán), Cauly e Thaciano; Everaldo e Víctor Cuesta (Rezende)
Cartões: Thaciano (amarelo)
Técnico: Rogério Ceni
Criciúma 2 x 2 Bahia
Data: 16-06-2024
Hora: 18h30
Local: Estádio Heriberto Hülse – Criciúma
Arbitragem
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA);
Assistente 1: Alex Ang Ribeiro (FIFA)
Assistente 2: Leandro Matos Feitosa (SP);
Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda Filho (CE);
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (VAR-FIFA).