5° Festival Nacional de Teatro Revirado: mais de 10 mil pessoas acompanharam as apresentações
Durante os espetáculos, foram arrecadadas doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Mais de 10 mil pessoas prestigiaram o 5° Festival Nacional de Teatro Revirado, realizado entre os dias 27 de maio e 1º de junho nas cidades de Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara e Orleans. A mostra trouxe 14 companhias de várias regiões do Brasil e também da Argentina, somando 27 apresentações. Somente no Teatro Elias Angeloni, aproximadamente 600 pessoas acompanharam as apresentações nos seis dias de evento. Além do espaço, praças e parques da região também receberam os espetáculos.
Durante o festival, foram arrecadadas doações para o estado do Rio Grande do Sul, que foram entregues na tarde desta quinta-feira, dia 6, para a Cruz Vermelha de Criciúma. Em média, foram recolhidos 100 kg de alimentos e mais cestas básicas, diversos produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza, calçados, roupas usadas, cobertores e 20 litros de água. Entre as doações, foram encaminhadas peças de roupas para bebês, feitas de forma manual por um grupo de mulheres artesãs, que já foram encaminhadas para o grupo de Teatro de Pernas Pro Ar, de Canoas, que participou da programação teatral e ficou responsável pela entrega.
Para Yonara Marques Joaquim, uma das coordenadoras do evento, a presença do público demonstrou que Criciúma e região tem cultura, ao contrário do que muitos pensam. “Ficamos com o coração quentinho com o resultado maravilhoso do nosso festival e com grande vontade de correr atrás da sexta edição, pois sabemos o quanto a arte pode transformar a vida das pessoas”, avalia a coordenadora.
Conforme ela, uma situação é lotar o espaço com os estudantes das escolas programadas, em três dias, outra é ter público nos outros dias. “Foi muito gratificante levarmos ao teatro às crianças das escolas, das periferias durante o dia, com pouco acesso a este bem de consumo. Muitas vezes, a única oportunidade de ver uma peça é quando o grupo se dispõe a montar apresentações alternativas para ir até a escola e, desta vez, a escola pode ir a este lugar mágico do teatro. Um espaço que promove fantasia e motivação para as pessoas onde falta o básico e assim, conseguimos proporcionar este momento lúdico, do direito ao sonho de um mundo melhor para estas crianças. Sentimos que o dever foi cumprido em ter democratizado a arte do teatro”, frisa Yonara.
O Festival foi promovido pelo Grupo de Teatro Revirado e contou com aproximadamente 150 pessoas envolvidas diretamente, movimentando e aquecendo a economia local. A mostra foi realizada em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio da Eliane, Diamante Energia, Farbem e Giassi Supermercados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O festival também contou com o apoio da Brametal, Prefeitura Municipal de Cocal do Sul, Prefeitura Municipal de Orleans e LeyBack.