Hospital São José é destaque em seminário com foco em eficiência e boas práticas
Dos 176 hospitais existentes em Santa Catarina, apenas sete apresentaram eficiência superior a 50%, entre eles, o São José
O Hospital São José em Criciúma se destacou no último ano ao participar de uma auditoria conduzida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), destacando as boas práticas e seu potencial para promover eficiência e economicidade no ambiente hospitalar.
A auditoria teve como principal objetivo, avaliar o desempenho de unidades hospitalares públicas que prestam serviços de saúde de média e alta complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O relatório final foi recentemente entregue à instituição.
A análise conduzida pelo Ministério da Saúde e pelo TCU posicionou o Hospital São José como um dos hospitais mais eficientes de Santa Catarina e do Brasil. Este reconhecimento, segundo a diretora geral da entidade, Irmã Isolene Lofi, afirma o compromisso da instituição com a qualidade e a gestão eficaz dos recursos disponíveis. “A iniciativa tenho certeza, que serve para contribuir na melhoria da eficiência dos estabelecimentos de saúde em todo o país. Me alegro demais em saber que estamos no caminho certo, destacando práticas exemplares que podem ser replicadas em outras instituições”, fala satisfeita a irmã Isolene Lofi.
Critérios de seleção dos hospitais
Dos 176 hospitais existentes em Santa Catarina, apenas sete apresentaram eficiência superior a 50%, entre estes, o Hospital São José que foi uma das três instituições selecionadas para uma avaliação detalhada. A escolha baseou-se em critérios rigorosos, visando identificar pontos positivos que possam servir de exemplo para outras instituições do país.
Processo de Avaliação
O processo de avaliação no São José iniciou em 18 de julho de 2022, com uma comunicação oficial do Ministério da Saúde. Em outubro do mesmo ano, quatro auditores do Sistema de Auditoria do SUS (SEAUD/SC) visitaram o hospital, observando técnicas relacionadas à gestão, governança, estratégia e controle, especialmente voltadas ao giro do leito. Após várias etapas de análise, o relatório final confirmou a eficiência e o trabalho exemplar desenvolvido pela instituição.
A apresentação do case de sucesso do hospital no I Seminário em Eficiência Hospitalar promovido pelo Tribunal de Contas da União reforça o compromisso da instituição com a excelência e a gestão eficiente dos recursos. “O reconhecimento como um dos hospitais mais eficientes de Santa Catarina e do Brasil é um testemunho do empenho da equipe do HSJosé em oferecer serviços de alta qualidade e de valor à comunidade”, finaliza a religiosa.