Final de semana será de mutirão de vacinação contra a gripe em Criciúma; veja os locais
Ação será realizada nos três parques da cidade, das 13h às 19h
Para aumentar a cobertura vacinal da gripe e facilitar o acesso aos imunizantes em Criciúma, a Secretaria Municipal de Saúde, promoverá mais um Mutirão de Vacinação contra a Influenza (gripe) neste final de semana. No sábado,25 e domingo,26, a vacinação acontecerá no Parque das Nações, Parque dos Imigrantes e Parque da Prefeitura, das 13h às 19h.
“Com a chegada do inverno, estação em que as pessoas ficam mais suscetíveis ao contágio e evolução da doença, é importante que a população procure o imunizante e se mantenha protegida. É necessário ressaltar a importância da vacina, principalmente, para os grupos de risco, que correspondem às crianças, idosos e gestantes”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas.
Devido ao aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o Ministério da Saúde (MS) decidiu, neste ano, antecipar a campanha, ampliada, agora, para toda a população. Até o momento, Criciúma recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mais de 30 mil doses da vacina contra a Influenza. Até então, a cobertura vacinal no município é de 48%. A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é atingir 90% do público-alvo.
O imunizante contra a gripe está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma. Além do horário tradicional, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, 11 UBSs atendem em horários estendidos, das 7h às 18h30. Aos sábados, a Sala de Vacinação da UBS Boa Vista atende a população das 7h às 16h.
Vacina trivalente
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é trivalente e protege contra os principais vírus Influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e vírus influenza B. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
A dose da vacina contra a Influenza pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, do MS. Para receber o imunizante, a pessoa deve apresentar a caderneta de vacinação e um documento de identificação pessoal. Crianças e adolescentes devem estar acompanhadas de algum responsável.