Notícias de Criciúma e Região

Em Criciúma, escolas são apadrinhadas por empresários

Participam do projeto 13 escolas, totalizando 140 alunos dos sextos e sétimos anos

A primeira atividade do Projeto Clube do Jovem Empreendedor, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Criciúma, em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), foi iniciada nesta semana.

Os empresários apadrinharam oficialmente as escolas participantes do projeto e receberam das mãos dos estudantes uma carta convite. O projeto prevê a ida dos empresários nas escolas e dos estudantes nas empresas.

Este ano, além disso, a proposta inclui a colaboração dos empresários no desenvolvimento do modelo de gestão das escolas. A edição deste ano terá a participação de 13 unidades escolares e 140 alunos dos sextos e sétimos anos.

“Vimos uma alegria imensa desses estudantes nessa tarde e a animação dos professores. Temos certeza que neste ano novamente teremos muitas trocas com os estudantes, buscando contribuir com o estímulo ao empreendedorismo”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Em suas palavras, o presidente também reforçou aos estudantes que, por meio dos estudos, da aprendizagem e da dedicação, é possível alcançar sonhos e objetivos, aproveitando as oportunidades ao longo do caminho.

“O Clube do Jovem Empreendedor faz parte de uma parceria do Município de Criciúma e o Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora, que compreende uma série de ações e atitudes que a gestão pública pode fazer para ser mais inovadora. E uma das ações desse programa é a educação empreendedora, por isso, desenvolvemos o projeto do clube”, explica a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Daniela Chagas, uma das coordenadoras do Projeto Clube do Jovem Empreendedor.

Atividades do clube

A também coordenadora do Projeto do Clube do Jovem Empreendedor, Rúbia Acordi, descreve como ocorrerão as atividades. “Cada clube terá um professor referência, com uma tarde de planejamento, para depois trabalhar com os alunos em um roteiro que contempla áreas como oratória, modelo de negócio e comportamento empreendedor”, explica.

Conforme ela, o tema deste ano será “Soluções Sustentáveis”. “Dentro dessa temática, os estudantes irão buscar um desafio sustentável para a escola, e para isso pensamos na troca de experiências com os empreendedores, para que juntos busquem uma solução. Para isso, teremos um planejamento que inclui ações como o Café com o Empreendedor e a visita às empresas, de modo que ao final do projeto possamos concluir com uma Feira do Empreendedorismo”, acrescenta a coordenadora.

Além de Daniela e Rúbia, o projeto tem a participação da coordenadora de Matemática da Rede Municipal de Criciúma, Karine Luiz Calegari Mrotskoski.

Expectativa dos estudantes

Aluna da Escola Filho do Mineiro, Larissa Damázio, do sétimo ano, conta que está animada para participar do projeto. “Fizemos com muito carinho o convite para os empresários e estou muito ansiosa para participar”. Já o estudante Davi Souza, do sexto ano, da Escola Pascoal Meller, conta que já ouviu algumas vezes falar em empreendedorismo. “Empreender é abrir seu próprio negócio, e eu tenho vontade de ter minha empresa”, afirma.

Participam do Clube do Jovem Empreendedor as escolas municipais Angelo de Luca, Dionízio Milioli, Érico Nonnenmacher, Filho do Mineiro, Hercílio Amante, Jorge da Cunha Carneiro, José Contim Portella, Luiz Lazzarin, Padre José Francisco Bertero, Pascoal Meller, Francisco Skrabski, Lili Coelho e Serafina Milioli Pescador.

Você também pode gostar