Mãe dos Homens: novo manto e escolha da corte marcam início das festividades da padroeira
A apresentação do novo manto que vai cobrir a imagem original da padroeira e a escolha da 1ª princesa deram início à festividade, nesse sábado, dia 27.
O fim de semana foi de apresentações para a comunidade e os devotos de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá. Nesse sábado, dia 27, o novo manto para cobrir a imagem original foi apresentado e abençoado, assim como o novo vestido, novo rosário e os brincos da padroeira. No evento teve ainda, a escolha da 1ª princesa da festa.
O pároco da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Balneário Gaivota, Pe. Daniel Pagani, abriu a primeira noite da 14ª Campanha das Talhas de Caná, e teve a honra de revestir a imagem com o novo manto, doado por Maria das Dores Raupp, o terço dourado, foi doado por Dulce Maria Martins, o vestido por Madalena Zilli e os brincos por Marney Costa.
O reitor Pe. Jonas Emerim Velho falou sobre a beleza do manto deste ano. “Todos os anos o manto de Nossa Senhora traz consigo algumas mensagens, neste ano o manto é temático sobre a Casa da Mãe, com um lindo bordado da fachada do projeto de restauração do Santuário, que ficou destacado em um trabalho de muito amor e cuidado aos detalhes”, explica.
Quatro jovens foram escolhidas para serem as princesas da festa
Aproveitando o início das festividades, o Santuário apresentou a vencedora na escolha das princesas. A 1ª primeira princesa é Heloísa Vieira Gonçalves, da comunidade de Jardim das Avenidas.
As outras três são: Vitória Antonio Ramos, da comunidade de Santa Rosa de Lima, Mariah Henrique Nolla, da comunidade da Urussanguinha e Gabrieli dos Santos Arigoni, da comunidade da Vila São José. “Quanto à Rainha, há apenas uma: Nossa Senhora Mãe dos Homens! Por isso a festa conta apenas com princesas. As jovens têm a missão de divulgar a festa nos dias que antecedem as comemorações. Neste ano elas usam vestidos feitos com as cores de Nossa Senhora e com trabalhos e bordados que refletem a beleza e a pureza de Maria”, enfatiza Márcia Garcia, coordenadora da 176ª Romaria e Festa.
A semana continua com as Talhas de Caná. Nesta segunda-feira, dia 29, será a vez da paróquia São Pedro, de Balneário Arroio do Silva, celebrar junto com a comunidade de Araranguá.