Contribuintes tiram dúvidas sobre o IRPF em Araranguá
Unidade Unesc Araranguá realizou 3º Imposto de Renda na Praça neste sábado
A Praça Hercílio Luz, em Araranguá, recebeu, na manhã deste sábado, ação especial com foco no Imposto de Renda Pessoa Física. Neste período no qual a Receita Federal recebe as declarações do imposto, muitas são as dúvidas dos contribuintes. Para sanar esses questionamentos a Unesc, em parceria com a Prefeitura de Araranguá, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), realizou pelo terceiro ano consecutivo a ação Imposto de Renda na Praça, na cidade das avenidas.
Quem passou pela área central da cidade presenciou o intenso movimento gerado pela ação que, além de tendas da Universidade com professores e acadêmicos à disposição para orientações, ainda contou com apresentações artísticas de entidades ligadas ao CMDCA. Capoeira, coral e dança animaram a manhã de quem esteve no local.
Para o gestor da Unidade Unesc Araranguá, Dorvanil Vieira, o resultado foi expressivo com a Universidade mais uma vez contribuindo na prática com o dia a dia dos cidadãos. “Foi um movimento bastante intenso de pessoas prestigiando as apresentações e parando para tirar dúvidas sobre a declaração. Além de orientar os contribuintes, foi possível conscientizá-los sobre a destinação solidária dos recursos”, destacou.
Conforme a diretora da Unidade Araranguá, Izabel Regina de Souza, o movimento de pessoas circulando e interagindo com a ação foi ainda mais positivo que o esperado. “Este não é um Sábado Mais, ou seja, um dia de horário estendido no comércio. Percebemos que pelo nosso chamado muitas pessoas vieram até o centro e aproveitaram a ação”, comentou.
Ação já tradicional do curso
O Imposto de Renda na Praça é uma iniciativa organizada pelo Curso de Ciências Contábeis da Unesc, há 15 anos. Conforme a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Andreia Citadin, na ação os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos teóricos desenvolvidos em sala de aula.
“É um momento de aprendizado muito rico, pois se deparam com diversas situações, que requerem soluções imediatas para sanar as dúvidas contribuintes”, complementa, enfatizando que o tema, muitas vezes, é complexo e confuso para grande parte da população. “Munidos de conhecimento teórico e prático, esses voluntários dedicaram seu tempo e expertise para oferecer um serviço valioso à comunidade”, avalia.
De acordo com o professor Manoel Vilsonei Menegali, mais de 20 pessoas estiveram envolvidas para a realização da ação. “São professores, bolsistas e estudantes engajados no propósito de levar informação, incentivar as doações por meio da Declaração do Imposto de Renda e, é claro, aprender”, pontuou.
Experiência que soma
O acadêmico da 7ª fase Henri Martins Presa participou do evento em Criciúma, gostou muito e quis viver a experiência novamente em Araranguá. “Nosso estágio desse semestre é relacionado ao imposto de renda pessoa física, sendo assim, nós estamos desde o começo do semestre estudando e aprendendo sobre a DIRPF”, relembra.
Além de representar experiência ao currículo dos acadêmicos, a ação leva informações que podem fazer a diferença na vida dos cidadãos. É o caso do aposentado Olímpio Ferreira, que aproveitou a oportunidade para buscar uma segunda opinião sobre a sua declaração. “É bom discutir meu caso com outras pessoas para ver se estamos fazendo tudo da melhor forma”, comentou.
Incentivo à doação
Michele Vitor Daufebach, presidente do CMDCA Araranguá, acompanhou de perto a atividade e agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos neste, que é um processo de construção coletiva a longo prazo.
“Muito do que conquistamos como sociedade é fruto do esforço de pessoas que deram os primeiros passos. Acredito que hoje já avançamos no que diz respeito à destinação para fundos sociais, mas temos muito ainda a crescer nesse sentido. O que estamos fazendo agora é mais um degrau alcançado. Neste ano o evento já foi maior. No próximo será ainda mais e assim por diante”, avaliou.
Atendimentos na Unesc
Os interessados em tirar dúvidas sobre a Declaração do Imposto de Renda em 2024 podem entrar em contato diretamente com o NAF-Unesc, por meio do WhatsApp (48) 3431-2678, do e-mail [email protected] ou, ainda, pelo Instagram @naf.unesc.
Presencialmente também é possível receber orientações e o interessado pode se dirigir ao segundo andar do Bloco do Estudante, na Unesc. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.