Dia dos Povos Indígenas: Escola Indígena promove Semana Cultural na aldeia, em Imaruí
Programação incia nesta segunda-feira, dia 15
Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, a Escola Indígena, Tekoa Marangatu, da aldeia Teoka Marangatu, que fica em Imaruí, inicia nesta segunda-feira, dia 15, a XI Semana Cultural. O evento, que se estende até sexta-feira, dia 19, tem como intenção, segundo o professor mestre, Karaí Reté, ou Fabiano Alves, é a valorização, preservação e difusão da identidade, costumes e cultura Guarani. “Para nós, indígena, o 19 de abril, nãe é data a comemorar. É dia de mostrar a resistência”, afirmou reforçando a importância de receber escolas e visitas na aldeia para participarem do evento.
Para receber os visitantes e promover a troca cultural, a escola prepaprou uma programação diferenciada que envolve música, dança, artesanato, esportes, pinturas corporais, além de conversas sobre temas relevantes para os povos originários. As escolas interessadas em irem até a aldeia devem fazer as incrições por este link.
Além da inscrição, a comunidade pede a doação de alimentos. Nas outras edições a Escola Tekoa Marangatu, recebeu público de aproximadamente 4 mil.
PROGRAMAÇÃO
Manhã
8h30 Recepção e Credenciamento
9h30 Abertura
10h Apresentação Coral
Tarde
13h30 Recepção e Credenciamento
14h Abertura
14h30 Apresentação Coral
– Trilha Ecológica;
– Exposição e Venda de Artesanato;
– Jogos tradicionais;
– Roda de conversa;
– Pintura corporal;
– Nhanderekó (modo de vida Guarani);
– Serviço de bar e cozinha;