Fé e conversão: jovens vivenciam primeiro dia de Vinde e Vede 2024
Participantes trocaram a folia do carnaval por quatro dias de momentos com o Espírito Santo
Jovens de toda a Diocese de Criciúma e região puderam sentir o amor de Deus durante o primeiro dia de Vinde e Vede, neste sábado (10). O retiro começou com a Santa Missa ministrada pelo bispo Dom Jacinto e padres da diocese, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza.
Os jovens retirantes trocaram a folia do carnaval por quatro dias de momentos com o Espírito Santo. “Com certeza foi um dia muito abençoado para toda a nossa juventude. Nenhum deles sairá daqui da mesma forma que entrou. E é só o começo!”, destacou o coordenador da Comissão Vinde e Vede, Jônatas João Corrêa.
Pregação de fogo do Espírito
Com o apoio e parceria da Unesc, a tarde foi marcada por muita animação durante a recepção dos jovens, missa votiva a Nossa Senhora com o bispo da Diocese de Criciúma, momentos de dança, louvor, oração e adoração, além da hora do lanche e jantar. As palavras do Padre Pedro da Cruz durante a pregação tocaram o coração da juventude.
“A evangelização com jovens é sempre desafiadora porque nós precisamos nos abrir à criatividade do Espírito Santo. Sou de São Paulo e dificilmente a gente consegue reunir um grande número de jovens assim. Quando nós viemos de lá e vemos uma juventude como essa, animada, em grande número, nosso coração fica cheio de alegria”, ressaltou o padre.
Testemunhos de conversão
Muitos jovens já têm um compromisso com o Vinde e Vede todos os carnavais e não trocam o encontro por nenhuma folia. “Eu venho há três anos e o que sempre me faz voltar é ver a energia que esses jovens têm. Eu amo Jesus, então nenhum bloquinho preenche o meu coração”, contou o coordenador do Ministério de Intercessão do Grupo de Oração Toque de Maria, de Maracajá, Eduardo de Souza Fernandes.
Enquanto isso, outros retirantes têm a primeira oportunidade de estar no Vinde e Vede. “Se eu pudesse ficaria uma, duas semanas aqui, porque sentir o amor, a graça e o calor de Deus, do Espírito Santo, é algo surreal! Eu não tenho opção melhor a não ser a de estar aqui”, contou o retirante Paulo de Cesaro Cavaler.
Como participar
Ainda é possível ter a oportunidade de aproveitar os próximos três dias de retiro. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas em qualquer dia, na entrada do salão paroquial do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio. Além disso, o Vinde e Vede encerra na próxima terça-feira (13) com uma missa aberta ao público, às 10h.