Religiosos se despedem do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens
Padres Rafael Borges e Marcos Natalino Legnani, devem finalizar suas missões neste mês. A Irmã Irinita Perius também deixar em breve a cidade
Com anúncio de transferências feito pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, em outubro de 2023, os vigários paroquiais do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Pe. Rafael Borges e Pe. Marcos Natalino Legnani, devem finalizar suas missões neste mês de janeiro em Araranguá.
Além dos dois sacerdotes, deixará em breve a Cidade das Avenidas a Irmã Irinita Perius, da Congregação de Santa Catarina de Alexandria, a religiosa atuava como coordenadora da Casa Madre Regina e em várias atividades do Santuário.
A Santa Missa de envio dos três será realizada no próximo domingo, 28, às 19 horas, com a presença do pároco e reitor do Santuário, Pe. Jonas Emerim Velho.
Superação de desafios e aprendizagens marcam a passagem do Pe. Rafael Borges
Com 32 anos, Pe. Rafael Borges, o mais novo entre os religiosos do Santuário, deverá partir em missão como vigário paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo no bairro Michel, em Criciúma.
– Pe. Rafael Borges, foi ordenado sacerdote na Diocese de Criciúma no dia 6 de agosto de 2022 em sua cidade natal, Sombrio, na Igreja Matriz, a Paróquia Santo Antônio de Pádua.
– Sua primeira experiência foi a missão na Paróquia de São João Batista, na cidade de São João do Sul, por lá permaneceu durante 8 meses. Participou como seminarista, depois diácono e continuou na comunidade após a sua ordenação.
– Pe. Rafael chegou ao Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens como vigário paroquial em 10 de outubro de 2022 e conta que acumulou aprendizados.
“Uma grande escola para a vida, pude aprender muitas coisas com o povo de Deus desta comunidade. Visitei doentes, hospitais, casas de repouso, famílias e celebrei muitas missas. Só tenho a agradecer o Pe. Marcos e o Pe. Jonas. Levarei comigo, no meu ministério, na minha vida e na minha vocação, todas as belas lembranças vividas no Santuário da Mãe dos Homens”, conta o Pe. Rafael.
Padre Marcos agradece o carinho e destaca amor do povo araranguaense à Mãe dos Homens
Padre Marcos Natalino Legnani é da cidade de Lauro Muller. Com a nomeação no dia 28 de outubro de 2023, ele viverá a missão de ser o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, do bairro Boa Vista, em Criciúma. Com muita experiência, ele já passou por algumas paróquias da região, e do estado, no seu período de formação.
– Padre Marcos ingressou no Seminário Nossa Senhora de Caravaggio no dia 13 de fevereiro de 2011.
– Após vários cursos e estágios, chegou na Paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro Vila Nova em Içara em 2019, logo após chegou na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, no mesmo ano.
– No ano de 2020 foi ordenado diácono no dia 8 de março no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, de Içara.
– Em 27 de junho de 2020 foi ordenado presbítero na Igreja Matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Lauro Muller.
– Durante o ano de 2020 foi vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Forquilhinha.
– Durante os anos de 2021 a 2023 exerceu a função de vigário paroquial da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Desde 2023, é assessor eclesiástico da Pastoral do Dízimo da Diocese de Criciúma.
“O povo de Araranguá tem um grande amor à Mãe dos Homens, esse carinho é belo e bom. Tenho certeza que fui instrumento de Deus nestes três anos e que as sementes foram lançadas no coração de cada irmão e irmã de fé”, finaliza Pe. Marcos.
Irmã Erinita Perius deixa legado de entrega aos irmãos e à comunidade
Querida entre a comunidade, a irmã Erinita chegou em Araranguá em 29 de janeiro de 2016. Ela é da Congregação de Santa Catarina de Alexandria, fundada na Polônia, em 1671, por Madre Regina Protmann.
A partir deste ano vai assumir a missão na Diocese de Barreiras, no oeste do estado da Bahia. É uma região de cerrado e faz divisa com os estados de Goiás, Tocantins e Piauí.
– Irmã Erinita fez sua Profissão Religiosa em 18 de janeiro de 1970 e completou recentemente 54 anos como Irmã da congregação.
Na Casa Madre Regina, ela foi coordenadora da comunidade das Irmãs e trabalhou na oficina de música e de espiritualidade com crianças e adolescentes. Na Paróquia e Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, ela auxiliou nas atividades:
– assessoria e formação de Ministros da Palavra;
– Apostolado da Oração;
– Pastoral das Exéquias;
– atendimentos e orientação espiritual dos Grupos Bíblicos de Família;
– Ministério de Música; e
– Apoio às comunidades na liturgia e na elaboração dos roteiros de novena em preparação à festa de padroeiros e padroeiras.
“Na Diocese de Criciúma, integrei a Pastoral Vocacional Diocesana e integrei a equipe de coordenação da Conferência dos Religiosos no Brasil (CRB), Núcleo de Criciúma. Atuei por 5 anos no Centro de Reabilitação Humana Feminina São Jorge, de Araranguá. Só tenho a agradecer a vivência com todo o povo de Deus e os votos de sucesso em minha nova missão”, finaliza Irmã Irinita.