XVI Vindima Goethe 2024 é aberta oficialmente com colheita simbólica e pisa da uva
Evento organizado pela Associação Progoethe com apoio da Prefeitura de Orleans, reuniu convidados e imprensa na Vinícola Bianco
Um dos momentos mais esperados do ano para os produtores de uva e para os apaixonados por vinho está oficialmente aberto. A 16ª edição da Vindima Goethe 2024, na região dos Vales da Uva Goethe, Sul de Santa Catarina, reuniu dezenas de convidados nessa quarta-feira, dia 10, na Vinícola Bianco, em Orleans. “É uma alegria para nós receber esse evento. Nós não tínhamos esse costume cultural, e a partir de hoje também lançamos a primeira vindima de Orleans para agradecer pela colheita”, destacou o prefeito de Orleans, Jorge Kock
A vinícola preparou para os convidados uma experiência completa, que iniciou com o passeio a bordo de um trator, até a parreira. Equipados com cestos, tesouras, e chapéu para se proteger do sol, os grupos participaram da colheita, e da pisa da uva, seguindo a tradição dos imigrantes que faziam isso no passado. Tudo ao som de músicas italianas do sanfoneiro Cleiton Carrer.
A família Bianco compartilhou suas memórias e detalhou como a colheita era realizada quando o patriarca deu início ao cultivo da uva e a produção do vinho. “Sediamos pela primeira vez a colheita simbólica, tradição já consolidada em outros municípios. Nos associamos a Progoethe em 2023, este é nosso primeiro ano na Vindima, temos certeza que esse movimento é importante para fortalecer o enoturismo e tornar a uva Goethe conhecida em todo o Brasil”, disse Daniel Bianco, administrador da vinícola.
Experiência única e degustação de vinhos
Na vinícola, os convidados também puderam degustar os vinhos produzidos pelas vinícolas associadas a Progoethe, harmonizados com queijos artesanais da Queijaria Capannone, de Orleans e outros produtos locais. Uma experiência enogastronômica que encantou os convidados. “ Cada vez temos uma novidade na programação, vinícolas novas, nesse caminho tão lindo do enoturismo regional”, ressaltou Ivete Rodrigues, de Araranguá.
A Vindima celebra o trabalho e a dedicação dos produtores no campo durante o ano todo, que encerram um ciclo e entregam os frutos. Durante o mês de janeiro, os visitantes podem aproveitar dessa atmosfera, vivenciar a colheita e curtir a programação especial nas vinícolas. Tem muitas opções, desde almoços harmonizados, passeio pelos parreirais, colheita da uva, cinema ao ar livre, exposições de arte, o Merendim (lanche típico italiano), pisa das uvas ao som de música típica Italiana.
Programação inicia sábado e vai até 28 de janeiro
De 13 a 28 de janeiro, a Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin, além da Pousada Vale dos Figos, em Urussanga, e a Pousada Imigração, em Pedras Grande oferecem experiências enogastronômicas aos turistas.
Na sexta-feira, dia 19 de janeiro,a Progoethe organiza com apoio do Governo Municipal de Urussanga, a missa para abençoar as mãos que colhem na Matriz Nossa Senhora da Conceição,às 18h30. Na sequência, às 19h30 a Vindima in Festa, evento aberto ao público para celebrar com os visitantes esse ciclo de amor pela terra e pela arte da vinificação. Com música, vinho e gastronomia.
São patrocinadores do evento: Sebrae, BRDE,Unesc, Olim Agro. Parceria oficial: Prefeituras de Urussanga, Cocal do Sul e Orleans. Apoio: Epagri
Programação da Vindima: https://www.valesdauvagoethe.com.br
Reserve as experiências exclusivas: https://materiais.unesc.net/xvi-vindima-goethe