Oficinas gratuitas de percussão acontecem em cidades do Sul
Atividades serão realizadas em Laguna e Imbituba pelo músico lagunense Luciano Candemil
O músico e educador musical Luciano Candemil, natural de Laguna, está circulando por diversas regiões do Estado com o projeto “Percussão Catarina: Oficinas de ritmos afro-brasileiros”. O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre o rico universo musical e antropológico da percussão. Neste mês é a vez de Imbituba e Laguna receberem as atividades, respectivamente no sábado, dia 13, e segunda-feira, dia 15.
Durante as práticas, Candemil propõe uma abordagem que dialoga com as várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, que atualmente fazem parte do cenário cultural catarinense. Entre os ritmos trabalhados estarão o ijexá, congo, cabila, samba-reggae e outros. Para a realização das atividades, o educador conta com a assistência de outros dois músicos percussionistas – Cleyton Medeiros e William Camargo. Cada oficina tem duração de quatro horas, divididas em dois módulos.
Em Imbituba, a oficina ocorre no sábado, dia 13, das 18h30 às 22h30, no Teatro Usina, no Centro da cidade. Em Laguna, por sua vez, a prática acontece na segunda-feira, dia 15, das 18h30 às 22h30, no Cine Teatro Mussi, no Centro da cidade, com apoio da Fundação Lagunense de Cultura.
A participação nas oficinas é totalmente gratuita, sem necessidade de conhecimento prévio dos ritmos, nem dos instrumentos de percussão e qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. No entanto, é necessário fazer inscrição por meio do site do projeto.
O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.