A celebração do 62º aniversário de Içara ocorrerá na Praça da Matriz São Donato neste sábado, dia 30. A comemoração acontecerá com o sorteio de uma moto zero quilômetro às 10h. Além de fazer referência à emancipação da cidade, o anúncio do(a) ganhador(a) da Honda CG 160 Start – ano 2023/2024 – vai encerrar as atividades também do Natal Encantado. A promoção comercial realizada pela CDL, neste ano, ocorreu em parceria com o Governo Municipal, Cooperaliança, Sicredi, Park Garcia e ACII.
“Temos muito a comemorar. Denominamos Içara como um centro de compras com algumas das principais marcas da região e ainda um comércio local forte, capacitado e preparado para proporcionar experiências únicas de compras. Crescemos pelas condições privilegiadas de interligação regional, pela capacidade de inovar, empreender e de trabalhar em conjunto. São características que nos apontam para um futuro cada vez mais promissor”, ressalta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara, Paulo Roberto Brígido.
“Com protagonismo em diferentes segmentos, como também na agricultura, indústria e serviços, a cidade diversificou e criou um ambiente favorável para o desenvolvimento de forma sustentável. A sinergia entre setores contribui para a resiliência econômica, a exploração de novos horizontes e criação de ainda mais oportunidades para crescer e se fortalecer”, indica o presidente da Associação Empresarial de Içara, Marco Aurélio Périco Góes.
“São 62 anos de muito trabalho e de significativos avanços para tornar a cidade a segunda principal economia do Sul de Santa Catarina. E, a partir desse importante desempenho, conseguimos também observar a melhoria em outros segmentos, como na educação e saúde… Para quem busca se desenvolver e prosperar, Içara oferece um ambiente acolhedor”, pontua o presidente do Sindilojas de Içara, Marcelo Bitencourt Casagrande.
Emancipação de Içara
A fundação de Içara foi celebrada pela primeira vez em 30 de dezembro de 1966, num sábado pela manhã, na Sociedade Recreativa Ipiranga, onde autoridades foram reunidas para dar posse ao primeiro prefeito da cidade de Içara. A nomeação de Ascendino Pavei pelo governador Celso Ramos ocorreu com a instalação do município pela lei 796, assinada 10 dias antes, com o desmembramento da nova cidade, até então, vinculada a Criciúma. A solenidade foi presidida pelo juiz de direito da Comarca de Criciúma, Francisco May Filho, enquanto a lei de fundação foi assinada pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa, João Estivalet Pires.
Capital Catarinense do Mel, polo na produção de picolés e descartáveis, além de sede de grandes marcas em implementos rodoviários, tintas, fritas, equipamentos agrícolas, do varejo e atacado. Aos celebrar 62 anos, Içara contempla grandes narrativas de empreendedorismo. Mira também um futuro encantador com novas oportunidades que surgem a cada novo empreendimento e investimento realizado na cidade em benefício dos mais de 59 mil habitantes e dos visitantes atraídos por diferentes experiências de compras, negócios, recreação, gastronomia e também de religiosidade.